O trabalho da startup curitibana Neostore – especializada em plataforma mobile omnichannel e vencedora do hackathon promovida pela L’Oréal no Brasil em 2016 – começa a ganhar o mundo. Entre os dias 13 a 18 de janeiro, quando o varejo mundial estava voltado para a maior feira do setor, em Nova Iorque, a Neostore lançou um aplicativo para a gigante mundial em cosméticos em dois telões na Times Square, simultaneamente. A campanha foi desenvolvida pela paulista PR Newswire e chamou a atenção do público que transitava por um dos principais endereços do mundo.
A estratégia de lançamento também contou com ações na NRF Big Show, como uma apresentação do projeto e soluções tecnológicas a mais de 220 executivos durante o evento aterrissagem da NRF 2017, com curadoria da BTR-Varese no hotel New York Palace. Noencontro, os executivos foram presenteados com óculos de realidade virtual da Neostore, que mostrou um vídeo com uma experiência de compra pelo aplicativo, feita na Loja Positivo Direto da Fábrica, da Positivo Informática, em Curitiba (PR). Representantes da startup realizaram, ainda, a apresentação da Neostore no evento The EveryWhere Store, promovido pela Tlantic e Kaizen Institute, que reuniu cerca de 50 dos principais executivos de varejo da Europa, América do Norte e Brasil.
De acordo com uma das sócias da Neostore, Fabíola Paes, a startup está apoiando a transformação da L’Oréal Brasil na experiência de compra omnichannel para a marca Maybelline e o aplicativo deve estar disponível no mercado nacional no primeiro semestre de 2017. “O objetivo das ações em Nova Iorque foi mostrar que a startup cresceu e se fortaleceu ao longo do ano, ganhando em maturidade e experiência”, afirma. Com a L`Óreal e outros dois líderes nacionais do varejo em seus segmentos no portfólio, a intenção da Neostore é ampliar o número de clientes até dezembro, com produtos personalizados para cada parceiro. “Nossa previsão é otimista, tanto que temos quatro vagas de trabalho em aberto – três para desenvolvedores mobile e uma para a área administrativa/financeira”, revela.
Fabíola relata que o omnichannel é hoje uma das grandes tendências no mercado do varejo, uma vez que, dentro desta perspectiva, não existe mais diferença entre a loja física ou online. O cliente pode tanto conhecer o produto na rua e comprar online, como o contrário. “Com um consumidor multicanal, é necessário que as empresas de varejo estejam preparadas para atender a este novo perfil de cliente e a implementação de plataformas específicas vem suprir esta demanda, além de apresentar novas estratégias de comunicação”, finaliza.
Saiba mais sobre o projeto:
No primeiro semestre de 2016, a L´Oréal premiou em um hackathon a startup curitibana Neostore com o valor de R$ 100 mil pelo desenvolvimento do aplicativo móvel, para sua linha Maybelline. Entre as facilidades, ele se propõe a integrar canais de venda e distribuição dos produtos da marca nos ambientes on e off-line (O2O), oferecendo de forma conjunta uma loja de m-commerce completa (com carrinho de compras, lista de desejos e conexão com gateway de pagamento). Ao mesmo tempo, permite consultas online antecipadas de disponibilidade de produtos em quiosques, pré-reserva de produtos no app (que otimizam o tempo de atendimento no ponto de venda), vídeos com consultoria de beleza, entre outras facilidades.
As startups que participaram do hackathon puderam se inscrever para quatro desafios, um para cada área de negócios da L’Oréal. Além do prêmio para as vencedoras, também foram reconhecidas por terem apresentado os melhores projetos em cada segmento e tiveram a chance de escolher como prêmio uma viagem ao Vale do Silício para conhecer o Google e o Facebook ou R$ 10 mil em dinheiro.
A Neostore venceu o Desafio DPGP/Maybelline (Divisão Produtos Grande Público) e sagrou-se a grande vencedora do evento. Nessa categoria, o objetivo proposto pela L’Oréal era desenvolver uma experiência de compra assistida de produtos Maybelline em mobile, que aumentasse o uso e o conhecimento de toda a linha. A ideia era que o aplicativo pudesse ser usado de forma associada à orientação de especialistas da empresa, espalhados em quiosques e pontos de venda em todo o país. E é isso o que o aplicativo propõe.
Fonte: Diário de Campo Grande