Um movimento tem sido observado no setor de shopping centers: a sua interiorização. Dados do Censo Abrasce 2015-2016 (Associação Brasileira de Shopping Centers) mostram que 67% dos shoppings inaugurados em 2015 estão concentrados no interior e em regiões metropolitanas, prova de que há uma fuga dos investimentos para cidades de menor porte. E foi justamente essa aposta que fez a mineira Tenco Shopping Centers – especializada na construção e administração de malls – se manter em crescimento em 2016.
De acordo com o gerente de Marketing do grupo mineiro Tenco Shopping Centers, Gleisson Fernandes, este ano já foram entregues duas unidades. O primeiro é o Juá Garden Shopping, em Juazeiro, na Bahia, com 170 lojas e Área Bruta Locável (ABL) de 23 mil metros quadrados. O segundo é o Via Café Garden Shopping, em Varginha, no Sul de Minas, com 162 lojas e ABL de 21,7 mil metros quadrados. O terceiro, que será entregue na última semana de novembro, é o Bragança Garden Shopping, em Bragança Paulista, São Paulo, com 148 lojas e 23 mil metros quadrados de ABL. O investimento realizado em cada um ficou entre R$ 130 milhões e R$ 160 milhões.
Além das unidades inauguradas, foi adquirido em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, o Jaraguá do Sul Park Shopping, com 170 lojas e área construída de 89 mil metros quadrados. “Este é um momento em que os empreendedores precisam se voltar para o interior do Brasil. Como especialista em shoppings fora das capitais, a Tenco oferece aos parceiros estrutura e conhecimento. Quando chegamos a uma nova cidade levamos infraestrutura, empregos e melhoria de vida. Este é um caminho para o desenvolvimento do mercado e também das marcas”, explica Fernandes.
Para 2017, o departamento de fusões e aquisições da Tenco será reforçado. O objetivo é continuar prospectando bons negócios, independentemente da região do País. Para o primeiro semestre, já está agendada a inauguração do Itaquá Garden Shopping, em Itaquacetuba (SP), com ABL de 29,5 mil metros quadrados e 255 lojas. Cada mall gera entre 2 e 3 mil empregos. Até 2017, a empresa investirá cerca de R$ 640 milhões em novos empreendimentos.
Parte do sucesso, segundo o gestor, se explica pela proximidade entre a Tenco e os lojistas. Há cinco anos, o programa Solução e Orientação ao Lojista (SOL) funciona como um pós-venda. Logo após o lojista assinar o contrato com a Tenco, o SOL passa a conduzir todo o processo.
“Temos uma preocupação com os nossos lojistas. Queremos apoiá-los para que tenham a melhor operação possível. Isso é muito importante no interior, onde o acesso às informações é mais difícil e a maioria dos empreendedores ainda é inexperiente. Esse é um serviço agregado sem custo para o lojista”, afirma o gerente de Marketing da Tenco.