28/01/2016 – 16h12
Apenas no último trimestre fiscal, o lucro líquido da companhia subiu 111%, para 1,74 bilhão de euros
A gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba aumentou seu lucro líquido em 209,3% nos primeiros nove meses de seu ano fiscal (março-dezembro), totalizando 66,09 bilhões de yuans (9,2 bilhões de euros), impulsionada pelas promoções realizadas no último bimestre do ano passado.
Em comunicado divulgado antes da abertura das bolsas de Wall Street, a empresa informou que esse resultado é muito superior ao registrado no mesmo período do ano fiscal anterior, que foi de 21,25 bilhões de yuans (2,96 bilhões de euros).
Apenas no último trimestre fiscal, que ganha a maior atenção dos analistas de mercado, o lucro líquido da companhia subiu 111%, para 12,49 bilhões de yuans (1,74 bilhão de euros).
O faturamento nos nove primeiros meses do ano fiscal cresceu 30,9% anualizado, o que mostra um aumento maior do que o esperado, totalizando 76,95 bilhões de yuans (10,72 bilhões de euros). Desse montante, as receitas por comércio eletrônico no varejo na China subiram 32,15%, para 61,69 bilhões de yuans (8,6 bilhões de euros).
Os números dos três primeiros trimestres foram influenciados pelo fato de o lucro líquido do grupo ter aumentado 649% anualizado nos meses entre julho e setembro, pelo efeito contábil de incluir um ganho de 18,6 bilhões de yuans (2,64 bilhões de euros) fruto de uma aquisição.
Isso ocorreu pela revalorização dos ativos de sua nova filial, a Alibaba Health, que está sob o controle do grupo desde 30 de setembro do ano passado.
Revista Época Negócios on-line – SP