Por Redação SM – 28/01/2016
Pesquisa do SPC Brasil aponta que comprar é o lazer preferido de três em cada dez entrevistados
Para grande parte dos consumidores estressados, a melhor saída para se livrar das angústias do dia a dia é usar o cartão de crédito e encher o carrinho de compras. Um levantamento realizado em todas as capitais e no interior do País pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostra que 36,3% dos entrevistados admite que o ato de fazer compras é uma forma de aliviar o estresse do cotidiano.
O comportamento é identificado principalmente nas mulheres (43,7%) e nos consumidores das classes A e B (40,2%). Quase a metade dos consumidores (47,7%) admite fazer comprar para se sentir bem.
A análise também mostra que 29,5% dos consumidores concordam que fazer compras melhora o humor e 24,5% confessam realizar compras quando se sentem deprimidos.
Segundo José Vignoli, educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, as emoções desempenham um papel fundamental nas compras realizadas impulsivamente. “O estado emocional explica o comportamento impulsivo do consumidor. Se o consumo fosse uma experiência puramente racional, a inadimplência seria bem menor do que temos hoje”, explica.
Ainda de acordo com os dados da pesquisa, o apelo ao consumo pode ser tão forte que os consumidores esquecem momentaneamente dos efeitos que a compra pode ter sobre o orçamento. 30,7% admitem que, ao ver um produto atrativo, não pensam nas consequências da compra antes de efetivá-la. Além disso, mais de um quarto (25,8%) dos entrevistados reconhecem não ter o costume de avaliar todos os aspectos envolvidos numa compra.
Revista Supermercado Moderno online – SP