Por Redação SM – 21/01/2016
Proporção de empresários com mercadorias estocadas subiu para 37,6% em janeiro, segundo a FecomercioSP
As vendas abaixo do esperado durante o período do Natal impactaram negativamente sobre os estoques do comércio varejista na região metropolitana de São Paulo. No mês de janeiro, o indicador que mede o nível de adequação dos estoques atingiu 90,8 pontos, o que representa uma queda de 2,4% em relação ao mês de dezembro. Trata-se do pior patamar da série histórica iniciada em junho de 2011.
Os dados são do Índice de Estoques da FecomercioSP, que varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). Em comparação com o mesmo período do ano passado, o recuo foi de 15,4%. O cenário de estoques altos devem incentivar os varejistas da região a promoverem liquidações.
De acordo com assessoria econômica da federação, os varejistas têm reduzido seus pedidos a fornecedores e, dessa forma, o mix de produtos de segmentos como supermercados e vestuário, tecidos e calçados possivelmente está sendo bastante controlado, com a intenção de garantir maior giro e menor custo de carregamento desses estoques.
Para este ano, a expectativa era que as tradicionais liquidações de início de ano encerrassem o ciclo de estoques. Tudo indica, porém, que isso não irá acontecer no curto prazo, segundo a avaliação da FecomercioSP.
Revista Supermercado Moderno online – SP