Por Redação SM – 20/01/2016
Redução nas vendas foi registrada na primeira quinzena de janeiro, segundo a Associação Comercial de SP
A primeira quinzena de janeiro teve uma queda média de 20% nas vendas do comércio varejista da capital paulista, em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta o Balanço de Vendas da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Separadamente, houve queda de 18,7% nas comercializações a prazo e de 21,4% nas vendas à vista.
A primeira quinzena de janeiro de 2015 teve queda média de 3,3% em relação ao mesmo período de 2014.
“Essas retrações já eram esperadas. Contudo, não podem ser projetadas para o restante do ano, uma vez que há expectativa de alguma melhora a partir do segundo trimestre”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP.
Nas vendas a prazo, as principais causas para a queda, segundo a associação, são a elevação da taxa de juros, a retração do crédito, a baixa confiança do consumidor e a alta do dólar.
Já as vendas à vista foram impactadas principalmente pela queda da massa salarial e pela elevação do dólar, que encareceu artigos de vestuário e calçados, por exemplo.
Revista Supermercado Moderno online – SP