Decisão de fechar lojas do Mercadorama, Big e Maxxi no Paraná deve fortalecer redes regionais e dar oportunidade para a criação de novos centros comerciais
07/01/2016 20h52 Talita Boros Voitch
Texto publicado na edição impressa de 08 de janeiro de 2016
O fechamento de pelo menos 11 lojas do grupo Walmart no Paraná, no fim de dezembro, deve abrir espaço para as redes varejistas regionais, como Muffato e Condor, se fortalecerem no cenário estadual. A empresa norte-americana encerrou as atividades em cerca de 30 lojas em sete estados brasileiros há poucos dias da virada do ano.
Terceira maior rede de varejo de alimentos do país, atrás do Pão de Açucar e Carrefour, o Walmart sempre focou sua estratégia de expansão no Brasil na compra de bandeiras regionais. No Paraná, a aquisição das marcas Mercadorama, Big e Maxxi Atacado, antes de propriedade da Sonae, ocorreu em 2005. Em 2013, a empresa passou por uma reestruturação e fechou 25 lojas distribuídas no país.
Desta primeira leva de encerramentos, o espaço do antigo Mercadorama na Avenida Desembargador Hugo Simas, no Bom Retiro, em Curitiba, foi ocupado pela rede catarinense de lojas de departamentos Havan. Agora ainda não se sabe o que a empresa deve fazer com os galpões e terrenos das lojas fechadas.
Além de dar espaço ao crescimento das marcas regionais, os vazios deixados pelos supermercados podem ser utilizados na criação de novos centros comerciais, divididos em lojas ou boxes menores que oferecem aos opções variadas de produtos e serviços, a exemplo da Mercadoteca, inaugurada em outubro no Campo Comprido.
Integração
Apesar de ter justificado os fechamentos recentes no ambiente econômico do país, o Walmart já vinha enfrentando dificuldades em boa parte de suas lojas há pelo menos dois anos, antes da deterioração do cenário brasileiro. A empresa não comentou sobre possíveis problemas de integração entre as redes adquiridas no país e limitou-se a afirmar que tomou a decisão de fechar lojas com com baixo desempenho.
A característica de expansão do Walmart garantiu um crescimento rápido, mas colocou em risco a sustentabilidade do negócio. Há uma grande dificuldade de integrar todas as gestões e sistemas das bandeiras, o que é muito importante no varejo, afirma a professora Fabiola Paes, coordenadora de MBA em gestão de varejo da Universidade Positivo (UP).
Dados mostram que as vendas do grupo norte-americano no país recuaram 1,6% de janeiro a novembro do ano passado em comparação com 2014, descontada a inflação no período.Nos dados mais recentes disponíveis , o faturamento do grupo foi de R$ 29,6 bilhões em 2014.
O Walmart tinha 544 supermercados, 200 farmácias, 50 restaurantes e 10 postos de gasolina em 18 estados e no Distrito Federal. A empresa não confirma quantas lojas encerraram suas operações.
OS MAIORES
Terceira maior rede de varejo de alimentos do Brasil, a empresa norte-americana Walmart vem enfrentando dificiculdades nos últimos dois anos.
Gazeta do Povo – PR