Parar o carro no BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi está mais caro desde 1º de janeiro
PUBLICADO EM 03/01/16 – 19h09
HELENICE LAGUARDIA
O ano de 2016 também começou com um novo valor para a área de estacionamento dos shoppings BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, todos situados na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Desde o dia 1º de janeiro, as primeiras quatro horas para estacionar nos malls custam R$ 10,40. A Multiplan Empreendimentos Imobiliários empresa que detém 18 unidades em operação no país, dentre elas, os três malls da capital mineira informou, por meio de nota, que as primeiras quatro horas (de estacionamento) custam R$ 10,40. Após este período, a fração de 15 minutos passou a custar R$ 2,60.
A assessoria de imprensa dos shoppings informou ainda que ninguém da Multiplan iria falar sobre o assunto. Nas justificativas para o aumento de preço, a nota informa também que a mudança ocorreu em função do reajuste nos custos operacionais, melhorias em equipamentos e aquisição de novas tecnologias. Até o dia 31 de dezembro de 2015, o preço cobrado pelo BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi pelas quatro primeiras horas de estacionamento era de R$ 9, portanto, um reajuste de 15% no novo valor do estacionamento.
Com mais de 2 milhões de m² construídos no país sendo 767.554 m² de Área Bruta Locável (ABL) além de mais de 5.400 lojas e cerca de 180 milhões de consumidores por ano, o Relatório Anual da Multiplan informa que o estacionamento em seus shoppings rendeu R$ 157 milhões em 2014, alta de 19,7% em relação ao volume de 2013, quando a receita com a área para veículos chegou a R$ 131 milhões no país. A empresa, que tem capital aberto e é listada no índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), ainda não divulgou os resultados consolidados de 2015.
Em 2010, quando a Multiplan ainda mostrava o valor de cada shopping na divulgação de resultados, a receita bruta do BH Shopping com o estacionamento alcançou os R$ 10,1 milhões, enquanto a do DiamondMall chegou a R$ 5,2 milhões e a do Pátio Savassi, R$ 5,7 milhões.
Nas lojas dos três shoppings, a reportagem perguntou a alguns lojistas sobre o reflexo do aumento de valor no estacionamento, mas eles se mostraram surpresos com a notícia. E disseram que não foram informados pela administração dos três shoppings. Segundo os lojistas, também os clientes ainda não se manifestaram sobre a mudança de preço ocorrida há quatro dias.
O Tempo on-line – MG