28/12/2015 14:39
Comércio no país tem queda de 6,4% na semana do
Natal, aponta Serasa
Por Cibelle Bouças
SÃO PAULO O Natal de 2015 confirmou as previsões dos
varejistas e registrou o pior desempenho em mais de uma década. De
acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian, na semana do
Natal (18 a 24 de dezembro), as vendas no país caíram 6,4% em
relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o pior resultado
do varejo desde a criação do indicador, em 2003.
No fim de semana que antecedeu o Natal (18 a 20 de dezembro), as
vendas caíram 1,7% comparado ao fim de semana antes do natal de
2014. Na avaliação da Serasa Experian, a inflação alta, o aumento na taxa de desemprego, a queda na renda das
famílias e no nível de confiança dos consumidores e o crédito caro desestimularam as compras por parte dos
consumidores.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) também apontou
retração no fim do ano. A entidade projeta queda de 14,7% nas vendas em dezembro deste ano em comparação a
2014.
O varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, teve queda de 12% em relação ao ano passado,
segundo a entidade. Em faturamento, a FecomercioSP estima que as vendas movimentaram R$ 50,55 bilhões
neste ano, uma perda de R$ 8,69 bilhões em comparação a dezembro de 2014.
O cálculo da FecomercioSP leva em consideração a pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, que apontou queda de
2,8% nas vendas no comércio brasileiro no período de Natal, em relação a 2014.
Para a assessoria econômica da FecomercioSP, o movimento do Natal segue a tendência de desaceleração do
varejo e antecipa um 2016 complicado para o comércio.
Os dados seguem a mesma tendência da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping
(Alshop), divulgada no sábado. Segundo a Alshop, as vendas dos shoppings caíram 2,8% neste ano em relação ao
de 2014. O resultado é o pior registrado nos últimos dez anos. No ano, o incremento foi de 1,07%.
Valor Econômico on-line – SP