LUIZ-GUSTAVO-PACETE
17 de Dezembro de 2015 07:45
No último dia 11 de dezembro, a tradicional casa inglesa Sotheby´s fez um leilão de 600 itens de Star Wars avaliados entre US$ 100 e US$ 30 mil.
O fato de a renomada casa de leilões ceder o espaço outrora ocupado por nomes como Picasso e Miró à franquia criada por George Lucas, mostra que Star Wars é muito mais do que apenas um ícone da cultura pop, é também uma máquina de fazer dinheiro.
De acordo com a The Economist, desde 1977, ano do lançamento de “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”, primeiro filme da saga, foram movimentados mais de US$ 32 bilhões em licenciamentos.
Neste ano, nos Estados Unidos, Star Wars foi eleito Anunciante do Ano pelo Advertising Age com uma estimativa de movimentar US$ 3 bilhões em licenciamento. Somente aqui no Brasil, com a estreia de “Star Wars Episódio VII – O Despertar da Força”, nesta quinta-feira, 17, foram licenciados 1,5 mil produtos por 47 marcas, o que deve gerar R$ 2 bilhões em negócios.
Andrea Salinas, vice-presidente de marketing da The Walt Disney Company Brasil, explica que a franquia sempre foi sucesso em termos de licenciamento e, depois que foi adquirida pela Disney, por US$ 4 bilhões, em 2012, ganhou um novo projeto comercial para os personagens.
Posso dizer sem dúvida que hoje a marca voltou a ocupar lugar de destaque em diversos segmentos de produtos no Brasil. Nos aproximamos fortemente dos varejistas, construindo comunicação e espaços destinados aos produtos, fortalecendo assim o portfólio e a presença no ponto de venda, diz Salinas ao Meio & Mensagem.
Segundo a executiva, o filme que estreia nesta quinta é o início de um projeto cujo planejamento ainda contempla outras produções como Rogue One (ainda sem título confirmado) em 2016, Star Wars Episódio VIII (ainda sem título confirmado) em 2017, e um spin-off de Han Solo em 2018.
A empresa vai continuar prestando todo o apoio para o desenvolvimento de novos produtos, programas especiais em campanhas de varejo e marketing. Para o próximo ano já temos programado uma série de atividades com a franquias, diz a executiva.
Das 47 marcas cujos produtos foram licenciados de Star Wars estão Band Aid,
Subway, Havaianas, Imaginarium, Lego, Nadir Figueiredo, Nixon, Nescau Cereal, Riachuelo, Renner, Adidas e muitas outras. No Brasil, podemos perceber que não existe barreiras ou consumidores de um determinado perfil, o que temos são pessoas de todas as idades, inclusive uma nova geração de fãs que foi apresentada a história através de seus pais, tios ou amigos”, conclui Salinas.
Meio e Mensagem on-line – SP