A duas semanas para o fim do ano, o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) apresentou um aumento de 4,1%, passando de 95,7 pontos em novembro, para 99,6 pontos em dezembro. A melhoria na confiança teve forte efeito na intenção de consumo, elevando-a em 10,5 pontos percentuais, sinalizando a retomada das vendas em dezembro. A pesquisa é realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE).
A recuperação do ICC decorreu da melhora dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente subiu 5,9%, passando de 88,1 pontos em novembro para 93,3 pontos neste mês e o Índice de Situação Futura ascendeu 3,1%, atingindo 103,9 pontos.
O índice varia no intervalo de 0 a 200, sendo o índice 100 a fronteira entre a situação de pessimismo (abaixo desse valor) e otimismo (acima desse valor). O índice zero denotaria a situação de total pessimismo, enquanto 200 pontos indicariam a situação de total otimismo.]
Pretensão de compras
A taxa de pretensão de compras teve aumento de 10,5 pontos percentuais, passando de 39,5%, em novembro, para 50,0% neste mês. A tendência do indicador é a mesma observada para o ICC, sinalizando retomada das compras, mas o índice ainda é inferior ao observado em dezembro do ano passado, de 61,6%.
O valor médio das compras é estimado em R$ 294,57 e a intenção de compra mostra-se superior para os homens (50,2%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (64,8%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (57,2%).
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