Maioria dos consumidores pretende dividir valores em várias prestações, aponta pesquisa
Apesar de 42% dos consumidores quererem pagar as compras de Natal em dinheiro, a intenção de uso do cartão de crédito cresceu 3 pontos percentuais este ano: passou de 38% no Natal do ano passado para 41% em 2015. Os dados são de uma pesquisa nacional realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
De acordo com o estudo, 28% dos consumidores vão pagar pelos presentes em mais de duas parcelas no cartão, e mais da metade (52,4%) dos entrevistados admitiu ter o costume de dividir as compras dos presentes de Natal em várias prestações. A maior parte (35,7%) o faz para ter condições de presentear a todos que deseja, segundo o levantamento. Para o Natal deste ano, a média é de cinco prestações.
Por outro lado, as dívidas assumidas com os presentes de Natal no ano passado levaram 17,2% dos consumidores brasileiros a terem o nome incluído em cadastros de proteção ao crédito. O percentual de consumidores que ficaram inadimplentes porque se descontrolaram com as compras natalinas é ainda maior entre as pessoas das classes C, D e E (21,7%). Daqueles que entraram na lista de inadimplentes, 56% não sabem ao certo o valor das dívidas que os colocaram nesta situação.
Revista No Varejo on-line – SP