27/11/2015 16:41
Por Cibelle Bouças
SÃO PAULO O site Reclame Aqui informou em balanço parcial sobre a Black Friday que registrou 2.265
reclamações de 10h de quintafeira até às 12h de hoje. A propaganda enganosa foi o principal motivo das queixas,
representando 37% das reclamações de internautas. O segundo motivo mais citado foram problemas para
finalizar a compra (citada por 7,4% dos consumidores). O terceiro maior motivo de queixa são as promoções
ofertadas (6,6%).
Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame Aqui, disse que os números crescem em um ritmo mais lento do
que anos anteriores, como reflexo da crise econômica. O Brasil vive um cenário econômico ruim. Mesmo assim,
quem optou por comprar na Black Friday, está mais cauteloso e conseguiu fugir de problemas, informou em
comunicado.
No ranking das dez empresas com maior volume de problemas, a KaBum! lidera com 455 reclamações. A empresa
tem reputação boa no site do Reclame Aqui, segundo avaliação de seus consumidores.
Em segundo lugar, aparece a Americanas.com, com 191 queixas, seguida da Submarino, com 152 reclamações, e
NetShoes, com 89. As três empresas possuem o selo de qualidade RA 1000 da Reclame Aqui. O ranking das dez
empresas líderes em queixas também aponta Magazine Luiza (70 queixas), Extra.com.br (66), Ponto Frio (65),
Walmart (63), Casas Bahia (57) e Banco Cetelem (44).
Entre as categorias de produtos, o segmento de informática liderou as reclamações, com 324 queixas, seguido por
celulares (233 queixas), eletroeletrônicos (167), eletrodomésticos (118) e assistência técnica (83).
Valor Econômico on-line – SP