30/11/2015
Uma hora a recessão vai passar. Mas se os consumidores colaborarem, ela pode ir embora mais cedo. Com base nesse princípio de causa e efeito da economia, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) vai lançar em breve uma campanha para incentivar as compras natalinas no Estado. O presidente da entidade, Ivan Tauffer, diz que a melhor situação econômica de Santa Catarina frente à média nacional permitirá mais consumo e, com isso, será possível ao varejo fechar o período de Natal com o mesmo resultado do ano passado. A inspiração para chamar o consumidor tendo como foco a reversão da crise veio da experiência dos Estados Unidos.
A economia americana deu a volta por cima na crise financeira de 2008 com o consumo. E quem ajudou mais por lá naquela fase foram justamente os turistas brasileiros e indianos. Como agora o dólar está alto, mais pessoas vão ficar em SC e mais turistas virão ao Estado, o que vai ampliar as vendas prevê Tauffer.
Segundo ele, o consumidor catarinense está retraído, esperando o que vai acontecer e não tem muito que esperar. Por isso a entidade vai chamá-lo para ajudar a resolver o problema da economia. O empresário reconhece que a crise brasileira é profunda, mas a taxa de desocupação em SC é a menor do Brasil, de 4,4% enquanto a média nacional está em 8,9%. Com mais pessoas empregadas, as vendas podem ser maiores no Estado. Entre as razões que animam os lojistas a projetar estabilidade nas vendas está o fato de algumas regiões do Estado registrarem melhor desempenho econômico. É o caso da agroindústria no Oeste e o setor turístico no litoral.
Diário Catarinense – SC