27/11/2015 – 07:10
Com a consolidação do digital e os avanços dos dispositivos tecnológicos para performance, as marcas tiveram que se reinventar mais uma vez. Isso acontece porque os consumidores também mudaram sua forma de comprar e interagir com as marcas: hoje, dispõem de informações e dispositivos ilimitados, sempre buscando de maneira não-linear pelos melhores preços, atributos, benefícios e diferenciais de produtos e serviços.
Tendência global de experiência de varejo, o shoppable content tem sido explorado por gigantes internacionais, como Amazon e Asos, que investem em formatos inovadores de conteúdo para contextualizar produtos e aproximá-los da realidade do consumidor. No Brasil, a Natura – o e-commerce oficial da marca -, utilizou-se recentemente desta feramente para o lançamento da sua nova linha de cuidados para o rosto , TEZ.
No vídeo, a top blogueira de maquiagem Camila Coelho ensina a usar os lenços demaquilantes 5 em 1 de forma didática e envolvente, e ainda desafia as consumidoras a fazerem o teste de tirar a maquiagem com apenas 1 lencinho. Em conjunto, iniciativas de display, links patrocinados e e-mails marketings reforçam a conversão. Essa modalidade de conteúdo desempenha um papel importante na fase de awareness e consideração da jornada do consumidor, que é o melhor momento para impactar o usuário oferecendo-lhe conteúdos criativos, despertando interesse sobre um produto e apoiando a conversão, ressalta Camila Costa, CEO da agência ID, responsável pela campanha. Além de inspirar, o shoppable content pode apresentar novas formas de uso e trabalhar em cima de barreiras de consumo e dúvidas, e não apenas em cima de preço.
Durante a exibição do conteúdo, o espectador é estimulado a clicar no vídeo (via annotation) e é direcionado para a página da Rede Natura, onde pode comprar online, no espaço de Consultores Natura Digitais, todos os produtos da linha de forma fácil e rápida. Essa visão estratégica de todos os objetivos e desafios de conversão podem gerar um conjunto de soluções integradas para a melhoria da performance e resultados, conclui Camila Costa. [http://www.youtube.com/watch?v=BtIIIW2zRsA&feature=share].
Fator Brasil – SP