Roupas, smartphones, calçados, itens de beleza e eletrodomésticos são os itens mais desejados pelos clientes
Por iG São Paulo | 25/11/2015 06:00
Responsável por um faturamento de R$ 1 bilhão em 2014, a expectativa é que a Black Friday movimente cerca de R$ 1,9 bilhão entre as próximas quinta e a sexta-feiras, 26 e 27 de novembro. Dentro dessa cifra estão os novos adeptos da data e também o avanço do gasto médio por cliente: em 2013, era de R$ 396; em 2014, cresceu para R$ 522 e, para 2015, a tendência é que se alcance a marca de R$ 1 mil, segundo pesquisa do Google Brasil.
O ano de economia difícil fez com que muitos brasileiros apostassem todas as suas fichas na Black Friday, já famosa pelos seus descontos, para compras vantajosas, diz Claudia Sciama, diretora de negócios para varejo do Google Brasil.
No levantamento foram entrevistadas 1.211 pessoas que realizam compras on-line (Grande São Paulo, Interior de SP, Grande RJ, Porto Alegre, Recife e Salvador) do painel de internautas do IBOPE.
Roupas, smartphones, calçados, itens de beleza e eletrodomésticos são os mais desejados pelos clientes. Em sua maioria, a pesquisa revelou que os itens são para uso próprio, o que mostra que a temporada de compras de presentes para o fim de ano ainda não começou.
Algumas marcas já concentram as intenções de compra. Na categoria “Roupas”, são elas Dafiti, C&A, Riachuelo, OQVestir, Renner e Posthaus. Em “Beleza”, O Boticário, Beleza na Web, Natura, Avon e DoceBeleza aparecem na frente. Já os compradores em busca de smartphones, eletrodomésticos e eletrônicos têm a intenção de comprar na Americanas.com, Submarino, Magazine Luiza, Casas Bahia, Extra, Mercado Livre e Ponto Frio.
No caso dos eletrônicos, grande aposta para alavancar as vendas desta sexta-feira de descontos, menos de 10 marcas concentram a intenção de compra.
Brasil Econômico on-line – SP