28/10/2015 às 05h00
Por Daniela Rocha | Para o Valor, de São Paulo
O comércio eletrônico de vestuário vem ganhando espaço no Brasil. No primeiro semestre, o segmento de moda e acessórios prosseguiu como a categoria com maior volume de pedidos online, com uma fatia de 15% das vendas, segundo dados do eBit. Até agora, houve concentração dos negócios virtuais no varejo (B2C). Porém, há um novo movimento: o surgimento de novas plataformas com foco no potencial do atacado (B2B).
O eModa Showroom entrou em fase pré-operacional em novembro de 2014, mas foi em março deste ano que colocou no ar a primeira coleção. Hoje, o site já agrega 11 grandes marcas, entre elas, Stroke, Iódice, Cavalera e Lee. Do outro lado, a empresa já identificou 7,8 mil lojas com potencial de compras.
“No Brasil, o setor de moda é muito pulverizado nas duas pontas indústrias e lojas multimarcas, então, desenvolvemos uma solução para integrá-las”, explica Vanessa Wander, sócia fundadora do eModa Showroom. É um shopping de atacado online.
As indústrias passam a contar com mais um canal de vendas, acessando novos pontos e até regiões ainda não atendidas. Já os lojistas podem conferir as novas tendências, selecionar produtos por categorias e comprar várias marcas. O eModa Showroom projeta um faturamento de R$ 5 milhões este ano. Para 2016, a previsão é alcançar 35 marcas e faturar cerca de R$ 10 milhões. Para estruturar o negócio, Vanessa Wander que trabalhou por mais de 20 anos no setor de moda, pesquisou o mercado brasileiro e se inspirou na Joor, um dos maiores cases de moda por atacado online no mundo, que atua com cerca de 900 marcas e 100 mil lojistas dos Estados Unidos, Europa e Austrália.
O investimento inicial no site eModa Showroom foi R$ 1 milhão e, para os próximos dois anos, o negócio terá aporte de R$ 5 milhões, concedidos por um grupo de investidores-anjo. Luiz Trindade é um desses investidores. Com vasta experiência em marketing digital, ele foi fundador da iThink, agência adquirida em 2012 pela americana SapientNitro, hoje pertencente ao Publicis Group.
Já o portal Moda em Atacado desde 2007 conecta os lojistas aos atacadistas de polos têxteis da cidade de São Paulo Bom Retiro, Brás e 25 de Março. Ele foi criado pelo economista Leonardo Chung, que havia saído do emprego em um banco e voltou a trabalhar em uma loja de roupas da família, pouco antes de desenvolver o site. Em uma viagem a Los Angeles (EUA), para visitar uma região similar ao Bom Retiro, descobriu que já usavam uma plataforma.
Chung decidiu tocar projeto semelhante no Brasil. Sem abrir números, ele diz que o portal Moda em Atacado tem apresentado crescimento contínuo.
“Estamos adaptando a plataforma para que indústrias de outras regiões possam se juntar”, afirma. De acordo com ele, o foco está em produtos de qualidade com preços baixos.
Valor Econômico – SP