25/09/2015
Mesmo em cenário de incerteza econômica e a redução do poder de compra, o consumidor mantém sua preferência pelas marcas. Levantamento das consultorias Sonne e Vertude com 1.809 consumidores de São Paulo, nos dias 9, 10 e 11 de setembro, mostra o comportamento de compra nas categorias: biscoitos e doces, carne bovina, creme dental, detergente em pó, iogurte e alvejante. Quando a pergunta é o “motivo pelo qual os consumidores trocariam de marca”, a maioria aponta o “preço”, seguido de “qualidade” e depois “falta do produto no ponto de venda”.
De todas as categorias, a que apresenta maior nível de fidelidade é a de “creme dental”, onde 76% dos entrevistados não trocariam sua marca. A segunda com maior nível de fidelidade é “carne” em que 74% dos compradores não abririam mão da marca. A categoria em que mais pessoas trocariam é a de “iogurte” com 58%.
Em um cenário de crise, você trocaria sua marca preferida?
Biscoito e Doces
Entrevistados: 301
61% – Não
39% – Sim
Carne Bovina
Entrevistados: 300
74% – Não
26% Sim
Creme Dental
Entrevistados: 301
76% – Não
24% Sim
Detergente em Pó
Entrevistados: 302
69% – Não
31% – Sim
Iogurte
Entrevistados: 300
58% – Não
42% Sim
Alvejante
Entrevistados: 305
66% – Não
34% – Sim
As marcas preferidas compradas no período:
Biscoito
Bauducco: 42,2%
Marilan: 20,3%
Vitarella: 7,3%
Outras: 8%
Não responderam: 18,6%
Trakinas: 2,3%
Panco: 1,3%
Carne Bovina
Friboi: 40,86%
Swift: 14,29%
Marfrig: 4,98%
Outras: 39,87%
Creme Dental
Colgate: 56,15%
Oral-B: 26,91%
Sorriso: 7,31%
Outras: 9,63%
Detergente em Pó
Omo: 63,25%
Brilhante: 14,24%
Ypê: 10,26%
Ariel: 5,77%
Surf: 1%
Não responderam: 6,62%
Iogurte
Danone: 39,67%
Nestlé: 22,33%
Itambé: 6,67%
Outras: 31,33%
Alvejante
Vanish: 75,74%
Brilhante: 6,23%
Qboa: 4,59%
Outras: 13,44%
Fonte: Meio & Mensagem
ABEMD – SP