SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Jaraguá do Sul tem potencial de crescimento no consumo de 7% ao ano

Webmaster by Webmaster
12 de setembro de 2015
in Notícias
A A

Estudo sobre os “bolsões de consumo” apontam três cidades com expectativa maior do que Florianópolis

Mercado 12/09/2015 | 10h53
Thiago Santaella

Em Santa Catarina, não é novidade ter um crescimento econômico maior fora da Capital, a cidade mais populosa é Joinville e a de maior PIB, Itajaí. Mas essa descentralização promete alcançar patamares ainda maiores, em especial quando o foco é aumento no consumo – motor da economia nacional nos últimos anos, mas que começa a falhar desde o ano passado.

A consultoria McKinsey identificou uma tendência chamada bolsão de consumo, uma espécie de cinturão que se forma ao redor das regiões metropolitanas das capitais estaduais, a uma distância maior que 50 quilômetros, mas menor que 250 quilômetros, uma zona com potencial de crescer mais rápido até 2024.

Ali, o consumo deve aumentar em média 7% anualmente nos próximos dez anos.
Enquanto em Florianópolis e nas cidades da região metropolitana a expectativa é de que cresça 5,5% ao ano.

Dados de levantamento realizado pela empresa mostram três exemplos de cidades no Estado com grande potencial de expansão da economia: Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, além de Criciúma e Tubarão, na região Sul.

– Santa Catarina tem um conjunto de cidades com alto potencial de crescimento, mesmo num cenário econômico adverso – diz Fábio Stul, sócio- diretor da consultoria e responsável pelo estudo.

As três estão dentro do bolsão de consumo de Santa Catarina – cada Estado tem o seu, ao redor da capital. São espaços apontados como oportunidade para a indústria de bens de consumo no estudo CityNav, realizado pela McKinsey, analisando previsões do crescimento dos gastos dos consumidores em 58 categorias de bens de consumo em mais de 5.500 cidades brasileiras.

Observando o País como um todo, para ilustrar, deste momento até 2024, o interior do País crescerá a um ritmo 30% mais rápido do que as capitais estaduais na próxima década.

O crescimento mais rápido virá dessas áreas que circundam as capitais estaduais porque sua proximidade com as capitais lhes confere uma vantagem: mais negócios gerados para as áreas vizinhas. Mas não apenas por isso.

Importam no impacto fatores culturais locais, histórico da economia, novos empreendimentos públicos e privadas, além de áreas tradicionais de consumo ainda não plenamente desenvolvidos, como eventos ou a tendência de concentração comercial em shopping centers.

Aparecem como focos de promessas de emprego.

Infraestruturas que devem refletir no dinamismo econômico, emprego, renda e, então, em mais consumo – explica o professor de economia da Universidade Federal de Santa Cataria, Hoyedo Nunes Lins, destacando que no Estado provavelmente há mais um polo em que o crescimento será mais acentuado que a média, no eixo entre Chapecó e Concórdia, pelo dinamismo da agroindústria.

Crescimento: Jaraguá é apontada como focos de promessas de emprego

Infraestruturas que devem refletir no dinamismo econômico. Eventos levam turistas de todo o País para o município Jaraguá do Sul há um bom tempo, não é mais apenas a“ Capital Nacional da Malha”.

Continua sendo sede de importantes empresas do setor têxtil, mas tem um parque industrial diversificado, com várias companhias nos setores metalmecânico, de energia e de alimentos, com destaque para a WEG, maior produtora de motores elétricos da América Latina.

Há um dinamismo econômico que puxa um crescimento constante da cidade, o que garantiu que o PIB aumentasse nos últimos dez anos, mesmo nos períodos de crise, como a mundial em 2008.

Mas há um outro setor em expansão na cidade de 163 mil habitantes, uma demanda represada: entretenimento.

Duas edições do campeonato de luta UFC ( 2013 e 2014), show nacional de Ivete Sangalo e o clássico do vôlei mundial Brasil contra Itália, na abertura da Liga Mundial de Vôlei masculino em 2014, todos realizados na Arena Jaraguá.

São apenas três exemplos de eventos, mas representam a transformação que está acontecendo na cidade.

EM DADOS

❚ É a 5 ª maior economia de Santa Catarina.
Conhecida como Capital Nacional da Malha, a cidade é sede de importantes empresas do setor têxtil, como Marisol e Malwee.
Também é sede da WEG, principal fabricante de motores elétricos do Brasil.

❚ Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged) em abril colocaram Jaraguá do Sul como a terceira cidade de Santa Catarina que mais abriu postos de trabalho no primeiro trimestre de 2015: 1.939 vagas.
A justificativa é a diversidade do parque industrial jaraguaense.

❚ Tem um shopping em expansão, o que deve ajudar a impulsionar o consumo microrregional.

❚ Receberá um centro de inovação tecnológica com foco para os setores metalmecânico e têxtil, além de desenvolver soluções para a indústria alimentícia.

Diário Catarinense – SC

40
Previous Post

Alberto Serrentino discute varejo na Academia de Líderes da DM9DDB

Next Post

Cadê o efeito Amazon?

Conteúdos Relacionados

Shoppings: 1.143 marcas abriram novas lojas no segundo trimestre
Notícias

Fitch espera recuperação lenta do varejo brasileiro em 2024

5 de dezembro de 2023
No Mercado Livre, a ordem é ganhar market share
Notícias

No Mercado Livre, a ordem é ganhar market share

5 de dezembro de 2023
Safra questiona plano da Americanas na Justiça e cita supostas irregularidades
Notícias

Safra questiona plano da Americanas na Justiça e cita supostas irregularidades

5 de dezembro de 2023
Next Post

Cadê o efeito Amazon?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Fitch espera recuperação lenta do varejo brasileiro em 2024
  • No Mercado Livre, a ordem é ganhar market share
  • Safra questiona plano da Americanas na Justiça e cita supostas irregularidades

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Fitch espera recuperação lenta do varejo brasileiro em 2024
  • No Mercado Livre, a ordem é ganhar market share
  • Safra questiona plano da Americanas na Justiça e cita supostas irregularidades

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.