Macy’s + Best Buy, Google + Whole Foods + Costco: a união faz a força?
O anúncio praticamente simultâneo de duas parcerias envolvendo cinco grandes companhias americanas mostra que o varejo vem buscando alternativas para se aproximar dos clientes, operar de forma mais eficiente e atrair novos consumidores em um período de competição mais acirrada.
A rede de lojas de departamentos Macy’s, um ícone de moda, utilidades domésticas e artigos para a casa, fechou na terça-feira uma parceria com a Best Buy, maior varejista de eletroeletrônicos do mundo, para oferecer uma linha de eletrônicos e, assim, chamar mais clientes para seus PDVs. A empresa já havia indicado esse caminho no mês passado, durante a apresentação dos resultados do segundo trimestre (queda de 2,6% nas vendas na comparação anual), ao dizer que tinha grande interesse em oferecer novas categorias de produtos em suas lojas.
O projeto com a Best Buy terá, em uma primeira fase, lojas temporárias para o Natal em 10 PDVs da Macys. Cada espaço de eletrônicos terá 30 metros quadrados e apresentará smartphones e tablets, entre outros itens. Uma decisão sobre a continuidade da parceria será tomada após o Ano Novo, dependendo dos resultados alcançados.
Outra iniciativa foi anunciada pelo Google, que dará início, nos próximos meses, aos testes de um serviço de delivery para alimentos frescos em duas cidades dos Estados Unidos (uma já definida como sendo San Francisco), entrando em um mercado onde já estão a Amazon e a Instacart. O Google Express já entrega diversas categorias de produtos, incluindo mercearia seca, para seus clientes. A Whole Foods e a Costco serão parcerias do Google nessa ação.
O objetivo do Google é atrair mais tráfego para seus sites e capturar uma parte de um mercado que hoje movimenta US$ 10,9 bilhões nos Estados Unidos e deve crescer 9,6% ao ano, em média, até 2019, segundo o instituto IbisWorld. Com a venda de alimentos frescos em parceria com varejistas, o Google pode utilizar as lojas dessas redes como mini Centros de Distribuição, reduzindo os custos logísticos e a complexidade do fulfillment, ao mesmo tempo em que amplia o tíquete médio das vendas realizadas pelo seu serviço Express.
Revista No Varejo on-line – SP