Os primeiros dados da pesquisa do Ibope Media sobre a audiência de TV em celulares e tablets, na Grande São Paulo, indicam que a classe AB é a que mais utilizou estes aparelhos para ver programas de televisão, sendo que 58% dela consumiu TV em dispositivos móveis e 46% pelo modo tradicional.
O estudo mostra ainda que 70% do consumo de TV digital no celular veio de indivíduos entre 35 e 49 anos. A maior audiência da televisão móvel foi registrada às quintas-feiras e os picos de audiência deste modo de consumo foram das 12h às 14h e das 17h às 21h.
Os primeiros dados referem-se ao período de maio e junho de 2015 (1º de maio a 30 de junho). O sistema de medição, chamado TDT Mobile, foi desenvolvido em parceria com a empresa japonesa Video Research.
O Brasil é o primeiro país, depois do Japão, a contar com essa tecnologia. Disponíveis para a Grande São Paulo e, em breve, para a Grande Rio de Janeiro, os dados de TDT Mobile serão somados, de forma consolidada, com a audiência regular de TV. Ainda neste ano, o Ibope Media pretende lançar a medição de streaming TV, que medirá a audiência do conteúdo de televisão assistido por meio de computadores e aparelhos de TV com conexão à internet.
Advillage/Cidade Biz – SP