Modernização de lojas Extra já dá resultados em vendas, diz executivo
quarta-feira, 29 de julho de 2015 13:29
SÃO PAULO (Reuters) – A estratégia de modernização das lojas Extra, do Grupo Pão de Açúcar, já está dando resultados no terceiro trimestre em termos de recuperação das vendas e fluxo de clientes, disse nesta quarta-feira o diretor de operações do modelo de hipermercados da bandeira, Marcos Batista.
“O cenário macro continua nos desafiando, mas já é perceptível uma recuperação das vendas e de fluxos de clientes como resultado da modernização das lojas e incremento de competitividade”, disse Batista em teleconferência com analistas sobre os resultados do segundo trimestre.
De abril a junho, as vendas líquidas do segmento alimentar do GPA, que reúne as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí, somaram 8,9 bilhões de reais, alta anual de 6,4 por cento.
A estratégia de modernização das lojas implantada em maio consiste em reformas e mudanças no sortimento dos produtos. Até agora, 24 lojas foram modernizadas e ainda em julho outras 25 lojas serão entregues, somando 49 no país.
“Para o segundo semestre, planejamos a entrega de mais 60 lojas modernizadas, que representam 35 por cento de nossas vendas”, disse Batista. O investimento em 2015 na modernização de lojas da bandeira é da ordem de 100 milhões de reais.
Na véspera, o Grupo Pão de Açúcar anunciou que teve prejuízo de 30 milhões de reais no segundo trimestre, afetado por retração econômica do país, aumento de despesas e menor geração de caixa operacional.
A empresa pretende prosseguir com a redução de despesas implementada o ano passado, que dar resultados no segundo semestre, disse o diretor-presidente do grupo, Ronaldo Iabrudi.
“Os custos vieram de forma abrupta”, disse a analistas em teleconferência. “Já temos visto resultados importantes neste trimestre e vamos colher outros resultados importantes no segundo semestre”, disse.
De acordo com apresentação do GPA, no multivarejo (Pão de Açúcar e Extra), as iniciativas de melhora de eficiência e racionalização de despesas se darão com a adequação do número de funcionários, revisão de benefícios de executivos, renegociação de contratos com terceiros, entre outros.
Agência Reuters – SP