Este é o momento de identificar oportunidades estratégicas de inovação e geração de negócios
Neste fim de julho, os olhos do varejo estão voltados para o principal evento do setor. Em sua quinta edição, o Brazilian Retail Week reúne mais de 100 palestrantes e 3000 congressistas no Hotel Transamérica para discutir A Força da Eficiência. Tema mais adequado ao atual momento do Brasil seria impossível.
Todo momento de desaquecimento do mercado promove um movimento bastante saudável, de revisão de processos e práticas. Dizem que custos são como unha: é preciso cortar um pouco todo dia. Em tempos de crise, é bom a tesoura estar bem afiada.
Mas não adianta cortar em qualquer lugar. Na entrevista que fizemos com Enéas Pestana para a edição da revista NOVAREJO que será publicada no início de agosto, o consultor conta que já cometeu, inúmeras vezes, o erro de cortar o maior item de custos (pessoas), para então descobrir que a empresa desandou em consequência disso. Pestana, que será o mediador da sessão plenária de abertura do BR Week, explica que, em momentos como os atuais, é preciso fazer uma transformação completa na empresa, envolvendo práticas, processos e pessoas.
Quem tem sucesso nessa transformação encontra bons resultados. E o BR Week reconhecerá essas empresas de excelência na noite de 27 de julho: a primeira edição do Prêmio BR Week mostrará quem são as empresas de melhor desempenho no varejo brasileiro. Com base no estudo As melhores performances do varejo brasileiro, desenvolvido de forma exclusiva pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), a premiação reconhecerá varejistas de 10 segmentos que, depois de terem 24 indicadores de desempenho avaliados, apresentaram resultados de destaque. São empresas que apontam caminhos e funcionam como referências para a construção de um varejo de excelência.
O fato é que o mercado brasileiro encontra-se em um momento de inflexão. O crescimento baseado no consumo, que turbinou o desempenho do varejo na última década, se esgotou, e com isso não existe mais receita fácil. O vento que soprava a favor virou uma marolinha, depois um tsunami, e quem não viu os sinais de tempestade se encontra agora com problemas. Por outro lado, quem se encontra bem estruturado terá grandes oportunidades de crescimento.
Não é por acaso que as empresas que crescem bem acima da média de seus setores são aquelas com boa governança corporativa, processos bem definidos, foco em resultados e uma gestão bem afinada. Se varejo é um negócio de detalhes, em tempos de pibinho os controles são fundamentais.
Nos próximos meses, esse cenário só tende a se reforçar, e o BR Week, estrategicamente posicionado no início do segundo semestre, representa não somente uma oportunidade para entender o que está funcionando no varejo brasileiro, mas também um momento de olhar adiante, além do vento contrário da economia, para identificar oportunidades estratégicas de inovação e geração de negócios.
Esperamos você no BR Week 2015!
* Renato Muller é Editor da Plataforma NOVAREJO
Revista No Varejo on-line – SP