07/07/2015 às 05h00
Por Cibelle Bouças | De São Paulo
O Mega Moda Shopping, polo atacadista de moda de Goiânia pertencente ao grupo de capital fechado Novo Mundo, informou ao Valor um crescimento de 22% em vendas no acumulado de janeiro a maio. O tráfego de pessoas aumentou 25% no período, para pouco mais de 500 mil pessoas por mês. Chrystiano Camara, superintendente do Mega Moda Shopping, considera que o aumento das vendas e do tráfego na unidade tem relação com o cenário econômico atual. “Com a crise econômica, houve demissões e tem gente aproveitando os ganhos da rescisão de contrato para criar um negócio próprio e sobreviver nesse período”, disse o executivo. A localização do shopping na região CentroOeste também ajuda a atrair pequenos varejistas das regiões CentroOeste, Norte e Sul do país, diz Camara, que recebe muitos pequenos varejistas de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia e Pará. Em média, esses lojistas gastam entre R$ 3 mil e R$ 5 mil por compras no shopping, disse Camara. Michel Cutait, especialista em shopping center e varejo e diretor da Make it Work, avalia que o negócio do Mega Moda Shopping tende a ser favorecido pela sua localização geográfica e pela ausência de concorrência de outros shoppings de atacado. “O shopping de atacado é um modelo muito novo no Brasil. A operação está em uma região pouco abastecida em produtos de moda, se for comparada com o Sudeste”, disse o especialista. Para Cutait, os shopping têm obtido resultados “menos ruins” que o varejo total, principalmente aqueles que têm alguma diferenciação como shoppings temáticos e outlets. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas nos shoppings cresceram 7,96% no primeiro trimestre do ano. A Abrasce não tem dados sobre shoppings de atacado. O Mega Moda Shopping foi instalado em Goiânia em 2011 e é especializado em artigos de moda rápida. Camara disse que a maioria dos compradores vem de outras cidades. Para atender à necessidade de hospedagem desses clientes, o grupo Novo Mundo construiu ao lado do shopping o Soft Inn Mega Moda, um hotel com 270 apartamentos, administrado pela Brazil Hospitality Group (BHG). A taxa média de ocupação do shopping é de 90% nos fins de semana, quando há maior tráfego no Mega Moda Shopping. Neste ano, a companhia ampliou o shopping em 227 lojas, chegando a 1 mil unidades. O plano é ter 1.363 lojas até 2016. O grupo Novo Mundo é uma das maiores cadeias de eletroeletrônicos do CentroOeste. Sua rede de lojas é formada por 170 unidades distribuídas nas regiões CentroOeste, Norte e Nordeste.
Valor Econômico – SP