02 de Julho de 2015 09:20
Um dos responsáveis pela criação da Nike, na década de 1960, Philip Knight se prepara para deixar o Conselho de Administração da companhia. Com faturamento de US$ 30 bilhões e a posição de maior empresa de moda esportiva do mundo, a Nike terá como sucessor de Knight, o atual CEO, Mark Parker, que deverá acumular as duas funções. Knight também escolheu seu filho, Travis Knight, para ocupar uma vaga no Conselho. “A Nike sempre foi mais do que uma empresa, era uma paixão de toda a minha vida”, disse o executivo, atualmente com 77 anos, à Dow Jones.
Knight pretende continuar trabalhando na empresa e contribuindo, principalmente, como um consultor estratégico. Há nove anos, ele já não estava na gestão diária, desde que Parker assumiu a linha de frente. Na gestão do atual presidente, as vendas da empresa dobraram.
As concorrentes da Nike também estão em processos semelhantes de mudanças no alto corpo executivo. A Adidas busca no mercado um executivo para substituir seu presidente Herbert Hainer, que terá seu contrato encerrado em 2017.
Meio e Mensagem on-line – SP