29/06/2015
Reuters
D.com, segunda maior do e-commerce, faz joint-venture com rival do gigante chinês
A empresa de comércio eletrônico número dois da China JD.com está lançando um sistema de dados de crédito ao consumidor na China em uma joint-venture com a companhia de tecnologia de avaliação de crédito americana ZestFinance, investida contra um serviço rival ligado ao gigante chinês do e-commerce Alibaba.
A JD-ZestFinance Gaia, como a joint-venture será conhecida, usará a tecnologia de aprendizado da companhia norte-americana para analisar dados dos consumidores online da JD.com e reduzir o risco do crédito, segundo comunicado divulgado na sexta-feira.
As companhias não revelaram detalhes sobre a estrutura da joint-venture e dos investimentos pelos sócios. Mas disseram que a JD.com investirá uma soma não revelada na ZestFinance.
A JD-ZestFinance Gaia e a rival Sesame Credit, parte da afiliada do Alibaba Ant Financial Services Group, espera usar as amplas quantidades de dados dos sites de e-commerce para entregar informações confiáveis de risco de crédito.
Os serviços financeiros são estratégicos para as empresas de comércio eletrônico.
O Alibaba lançou um banco totalmente baseado na internet destinado a servir pequenas empresas que muitas vezes têm dificuldades para obter crédito de grandes bancos.
O MYbank, com 30% de participação do Ant Financial Services Group, do Alibaba, oferecerá empréstimos de até 5 milhões de yuans, cerca de US$ 800 mil. O banco foi apresentado como uma saída para viabilizar compras de empresas, consumidores individuais e usuários rurais.
Brasil Econômico – SP