Por Redação SM – 22/06/2015
Segundo pesquisa da GfK, os brasileiros procuram informações sobre produtos que desejam adquirir em sites que trazem opiniões de outros consumidores
O estudo Shopping Monitor Electro 2015, realizado pela GfK, aponta que os fatores que mais fortemente influenciam as decisões de compras dos consumidores latino-americanos de eletroeletrônicos são as suas experiências anteriores com produtos e marcas, além de lojas. A GfK fez cerca de mil entrevistas online com consumidores adultos que recentemente compraram ou planejam comprar eletrônicos em cada um dos mercados considerados os principais da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.
Os resultados do estudo também mostram que a possibilidade de efetuar o pagamento por meio do telefone celular foi considerado um dos menos importantes em todos os países. A pesquisa aponta ainda que, enquanto os argentinos e chilenos pesquisam os websites dos varejistas, os brasileiros costumam buscar informações nos websites que trazem opiniões de outros consumidores.
Os peruanos e colombianos preferem se informar diretamente nas prateleiras. Embora não apareçam entre os três fatores de maior influência, os sites de comparação de marcas e preços também são considerados relevantes como influenciadores das decisões de compra.
Revista Supermercado Moderno online – SP