18/06/2015 15:41
Por Beth Koike
SÃO PAULO A meta da Saraiva no segmento de varejo é retomar os patamares de 2011/2012 quando a
companhia apurou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) entre
R$ 80 milhões e R$ 100 milhões. No ano passado, a rede de livrarias da companhia registrou um Ebitda de R$
34,9 milhões. Nossa meta interna é atingir um Ebitda entre R$ 80 e R$ 100 milhões em breve, mas não será neste
ano, disse Jorge Saraiva Neto, presidente da Saraiva, durante teleconferência para analistas.
Questionado pelos analistas se a companhia possuía um plano para recompor a rentabilidade, uma vez que a
maior contribuição vem do negócio de editora (vendido para a Abril Educação), o executivo disse que ainda não
tem um projeto específico e que aguarda o plano de reestruturação que está sendo elaborado pela consultoria de
Enéas Pestana, exPão de Açúcar.
O executivo contou ainda que a venda da editora foi motivada pela proposta financeira da Abril Educação.
Estamos felizes com o valor da transação, mas sabemos do desafio que temos pela frente para melhorar a
margem do varejo, disse o presidente, que é neto do fundador da companhia. Ainda de acordo com o executivo,
não há previsão de distribuição de dividendos extraordinários por conta da venda da editora.
A companhia informou ainda que tem 180 mil alunos estudando com os sistemas de ensino da Saraiva.
Valor Econômico on-line – SP