08/06/2015 às 05h00
Por Cibelle Bouças | De São Paulo
A Gazit Brasil, subsidiária da operadora israelense de shopping centers GazitGlobe, anunciou ontem a conclusão da compra do Shopping Light, que pertencia à General Shopping, por R$ 150 milhões. É a oitava aquisição no país. Os oito empreendimentos operados pela Gazit Brasil totalizam 110 mil metros quadrados com ativos da ordem de R$ 1,1 bilhão. O negócio mais recente foi anunciado em abril por R$ 141 milhões, mas o valor poderia ser ajustado dependendo do cumprimento de algumas condições. A operação foi feita por meio da Zahav Empreendimentos Imobiliários, pertencente à GazitGlobe, mas fará parte dos ativos da Gazit Brasil. Localizado no centro de São Paulo, o Shopping Light foi instalado em 1999 no edifício Alexandre Mackenzie, em frente ao Viaduto do Chá. O Shopping Light possui 125 lojas, 200 vagas de estacionamento e uma área ocupada de 18,5 mil metros quadrados. A lista de estabelecimentos inclui HSBC, Nike, Reebok, Lacoste e McDonald’s. Estimase que 1 milhão de pessoas passam pela região do Shopping Light diariamente. Essa é a oitava compra da Gazit no país. Em fevereiro, comprou 60% do Mais Shopping, na zona sul de São Paulo, por R$ 125 milhões. A Gazit Brasil também é dona do Top Center Shopping, na capital paulista& 894; Prado Shopping Center, de Campinas (SP)& 894; San Pelegrino Shopping Mall, em Caxias do Sul (RS)& 894; Shopping Flamingo, em Alphaville (SP). É dona do Morumbi Town, shopping na zona sul de São Paulo em fase de construção, com inauguração prevista para 2016. É dono ainda de um Extra Hipermercado, em São Paulo. No mundo, a GazitGlobe administra 524 propriedades em 20 países, somando US$ 21 bilhões em ativos. No primeiro trimestre deste ano, a GazitGlobe registrou lucro líquido de US$ 97 milhões, 140% acima do lucro alcançado no mesmo intervalo do ano anterior. A receita com aluguéis cresceu 24% no período, para US$ 387 milhões. A companhia israelense aproveita o momento de acomodação no preço de shopping centers no Brasil para ampliar seus ativos. Para levantar um shopping de médio a grande porte do zero, a administradora precisa investir de R$ 200 milhões a R$ 300 milhões. Com a retração da economia e o encarecimento dos empreendimentos, as administradoras têm preferido se desfazer de ativos e investir menos recursos para ampliar centros de compras existentes. Administradoras como BRMalls, General Shopping e Aliansce informaram em 2014 que avaliavam se desfazer de ativos. Desde então, a General Shopping vendeu o Shopping Light e o Top Center para a Gazit. E vendeu 50% de participação no Santana Parque Shopping para o grupo Aliansce). No primeiro trimestre deste ano, a General Shopping teve prejuízo líquido de R$ 193,2 milhões, ante lucro de R$ 18,3 milhões em igual intervalo de 2014. A receita caiu 3,2%, para R$ 59,6 milhões.
Valor Econômico – SP