22/05/2015
Estudo mostra ainda que apenas 5% dos consumidores utilizam dispositivos móveis para comprar produtos
Mesmo com os avanços do mercado digital, o nível de compra online ainda é baixo e o e-commerce brasileiro apresenta algumas barreiras para seu desenvolvimento. Essas são as conclusões do relatório Connected Life, da TNS, que entrevistou 963 pessoas em todo o Brasil. A pesquisa também foi feita em outros 51 países para analisar o comportamento dos consumidores no ambiente digital.
O levantamento constatou ainda que no Brasil o nível de compra online varia entre 24% e 48% enquanto em outros países, como EUA, Europa e Rússia, sobe para 49% a 59%. Na prática, o consumidor brasileiro prefere as lojas físicas. Entre as barreiras para realizar compras online, são citados pelos brasileiros segurança, garantia de qualidade e autenticidade. Em tecnologia, por exemplo, 76% dos consumidores pesquisam antes de comprar. Boca a boca e verificação de preços na loja são os principais pontos de contato utilizados tanto antes quanto depois da compra. Desse total, 18% compram online.
O estudo também comprovou que os brasileiros preferem ir ao supermercado a escolher produtos online: apenas 5% afirmaram utilizar os dispositivos móveis para ir às compras e o volume não é maior online porque querem os produtos na hora.Na categoria cuidados pessoais, 52% dos brasileiros fizeram pesquisa antes de comprar. Boca a boca e ponto de venda foram as fontes utilizadas para a tomada de decisão. Já em serviços financeiros, 72% pesquisam antes de decidir e 15% compram online, mas a busca é essencialmente offline. Ir à agencia ou falar com amigos e família antes de decidir é o comportamento mais frequente.
A categoria higiene pessoal é a mais desafiadora: apenas 2% pesquisam antes de comprar seja online e offline e o ponto de contato mais importante apontado pelos pesquisados é o boca a boca, propaganda ou preço.
Em relação ao showrooming, pesquisa online de preços e produtos no ponto de venda, 26% dos entrevistados globalmente afirmam fazer esta avaliação enquanto a média brasileira é 22%.
Quanto ao uso do celular como meio de pagamento para produtos ou serviços, a média global é 20% e no Brasil o cai para 11%.
Na análise de Juliana Honda, diretora de customer experience e responsável pela análise dos dados da TNS, apesar de o País ser um mercado digitalmente envolvido, a jornada de compra é predominante no meio offline.
No entanto, o meio digital exerce uma influência crescente na decisão de compra e é um ponto de contato altamente relevante em várias categorias de produtos e serviços. Para desenvolver o e-commerce no País, é necessário ajustar a estratégia de negócio e a logística a aspectos comportamentais do brasileiro, lembrando que nem todas as faixas etárias e públicos possuem o mesmo acesso e conectividade ao meio online, pondera a especialista.
Revista Supermercado Moderno online – SP