15/05/2015 às 05h00
Por Chiara Quintão | De São Paulo
A Cyrela gerou caixa de R$ 403 milhões no primeiro trimestre, como resultado do aumento das entregas, do menor desembolso com aquisição de terrenos e do recebimento de R$ 75 milhões por meio de fundo de permuta. A companhia havia gerado caixa de R$ 159 milhões no mesmo período do ano passado e de R$ 362 milhões no quarto trimestre. As entregas da Cyrela no primeiro trimestre correspondem ao Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 2,5 bilhões na época dos respectivos lançamentos. A companhia concluiu a entrega de todas as obras que possuía em Salvador e Florianópolis. A Cyrela está se cancelando contratos de compra de terrenos que não fazem parte de sua estratégia atual. No primeiro trimestre, a companhia suspendeu a compra de sete áreas. Esses distratos resultaram em impacto negativo de R$ 2,7 milhões no resultado do período. No fim de março, o banco de terrenos da incorporadora paulista correspondia ao VGV potencial de R$ 54,9 bilhões. O estoque de imóveis prontos da Cyrela cresceu 17% em número de unidades no primeiro trimestre, ante o fim de 2014. Esse aumento resulta das obras de “praças problemáticas” em fase de entrega. Em valor, o estoque pronto aumentou 12,9%, de R$ 1,39 bilhão para R$ 1,56 bilhão. Em relatório, a companhia ressaltou que está vendendo o estoque pronto em “velocidade saudável”. No trimestre, a Cyrela vendeu 10,5% do estoque pronto no início do período. O lucro líquido da Cyrela atribuído aos sócios controladores da empresa caiu 38,5% no primeiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, para R$ 100,54 milhões. A receita líquida teve queda de 21,2%, para R$ 1,04 bilhão. A redução do lucro resultou da retração da receita e de “provisões contenciosas” de R$ 21 milhões, de acordo com a companhia. A geração de caixa medida pelo Ebitda caiu 36,9%, para R$ 154 milhões. A margem bruta da Cyrela aumentou 1,6 ponto percentual, para 34,8%. A melhora do indicador resultou do aumento da participação de projetos lançados no ano passado, que são mais rentáveis, para 50% das vendas. Outros fatores para o aumento da margem foram a redução do volume de estoques prontos das safras e a economia em algumas obras. A parcela das obras geridas por equipes próprias ou parceiros da Cyrela foi de 94% no trimestre. Dos lançamentos do período, nenhuma obra será executada por terceiros.
Valor Econômico – SP