08/05/2015 às 05h00
Por Charles Clover | Financial Times, de Pequim
A empresa chinesa de comércio eletrônico Alibaba trocou ontem seu principal executivo. A decisão ocorre após as ações da companhia terem caído para o menor valor desde a Oferta Pública Inicial (IPO, em inglês), em setembro, na captação que quebrou recordes. O diretor operacional, Daniel Zhang, substitui Jonathan Lu já neste domingo. Zhang está no Alibaba desde 2007, informou a empresa, e atua como diretor operacional desde 2013. As vendas da companhia subiram de 12 bilhões de yuans a 17,4 bilhões de yuans (US$ 2,8 bilhões) nos três primeiros meses do ano, acima das previsões de Wall Street, de 16,8 bilhões de yuans. As receitas no trimestre aumentaram 45%, no comparativo ano a ano. Mas o lucro líquido caiu 49%, a US$ 463 milhões. A decisão de substituir Lu pareceu destinada a fortalecer a confiança dos mercados financeiros. A ação deu um salto de 7% em Nova York, a quase US$ 87. No trimestre, a receita bruta de vendas de mercadorias oferecidas nas plataformas de varejo do Alibaba a Taobao e a Tmall cresceu 49% em relação ao trimestre encerrado em dezembro, somando US$ 97 bilhões. Jack Ma, presidente do conselho de administração e fundador da empresa, previu em carta aos funcionários que o volume bruto anual das mercadorias ultrapassará a marca de US$ 1 trilhão dentro de um cinco anos. Os analistas tinham previsto uma desaceleração da receita e uma maior pressão sobre as margens de lucro, com a migração, pelos consumidores online do comércio eletrônico por computador de mesa para celulares. Mas a cobrança por compras feitas por celular é mais difícil pelo Alibaba porque as varejistas não querem pagar pela publicidade nos smartphones os mesmos valores cobrados na base digital tradicional. Mesmo assim, o valor bruto das mercadorias vendidas por celular na empresa cresceu 157%, no comparativo ano a ano, para a marca de US$ 49 bilhões. O Alibaba considerou a reformulação do escalão de direção como uma forma de abrir caminho para uma nova geração de dirigentes na empresa. “Hoje, Jonathan Lu e eu nos orgulhamos muito em anunciar que, por meio os nossos esforços dos últimos anos, o Grupo Alibaba está pronto para entregar totalmente a liderança da direção àqueles de vocês que nasceram na década de 1970”, disse Jack Ma, em carta aos funcionários. A empresa se promoveu junto aos investidores em sua IPO, em setembro do ano passado, como um canal para explorar a expansão das compras online na China, mas seus papéis foram prejudicados recentemente pelo temor de que o crescimento de suas vendas possa desacelerar.
Valor Econômico – SP