08/05/2015 Reuters Prática, que já existe em 212 unidades do Rio e de São Paulo, será estendida a todo o país O Grupo Pão de Açúcar quer expandir no Brasil um modelo aplicado no exterior pelo controlador Casino, com compra de produtos pela Internet, por meio dos sites da Cnova, e retirada nas lojas físicas do grupo. O objetivo é ampliar as vendas tanto dos sites como das lojas físicas, pois o sistema encurta o prazo de entrega, mas o grupo não informou a meta de aumento de receitas. O GPA dobrou o número de lojas das bandeiras Pão de Açúcar e Extra com o sistema denominado click and collect. No fim de 2014, 106 lojas tinham esse sistema, e hoje são 212, localizadas em São Paulo e Rio de Janeiro. A expectativa é expandir o projeto para todo o país. Segundo Peter Estermann, vice-presidente de infraestrutura e desenvolvimento estratégico do Grupo Pão de Açúcar, a vantagem para o cliente é que os sites dos supermercados têm sortimento de produtos mais vasto do que as lojas físicas, e a entrega ocorre mais rapidamente quando é feita na loja. De acordo com o executivo, a entrega pelo comércio eletrônico pode levar até dez dias dependendo do produto, enquanto no sistema click and collect o produto pode ser retirado no dia seguinte. A integração do mundo físico com o mundo eletrônico é um diferencial competitivo. Nesses momentos de dificuldade, ter a possibilidade de oferecer experiências de compra distintas é vantagem, disse ele. Fizemos uma pesquisa que mostrou que 50% dos clientes do mundo eletrônico aproveitam para fazer outra compra na loja quando retiram o produto, disse. Atualmente as marcas Pão de Açúcar e Extra têm mil pontos de venda.
Brasil Econômico – SP