Maior crescimento ocorreu no Nordeste e em empreendimentos voltados à classe média
A BR Malls, maior empresa de shopping centers do mercado brasileiro, com participação em 48 centros de compra, fechou o primeiro trimestre de 2015 com um aumento de 5,4% em sua receita líquida em relação ao mesmo período do ano passado, para R$ 339,9 milhões. Excluindo as vendas de participações em shoppings nos últimos 12 meses, o crescimento da receita foi de 8,6%.
O resultado foi impulsionado pelos shoppings voltados à classe média alta e média baixa, cujas receitas líquidas avançaram 6,9% e 6,3%, respectivamente, na comparação anual. Em termos regionais, o destaque ficou para os empreendimentos no Nordeste e no Centro-Oeste, cujas vendas em mesmas lojas cresceram 8% e 7,5%, respectivamente.
Em seu relatório de resultados, a empresa destacou o aumento de eficiência em suas operações: a BR Malls alcançou, no primeiro trimestre deste ano, seus melhores resultados históricos em receita operacional líquida (NOI) por metro quadrado, margem NOI e aluguel por metro quadrado. Com foco em redução de custos, geração de caixa e aumento de rentabilidade, a empresa teve um aumento de 8,6% no NOI. Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) ajustados chegaram a R$ 263,1 milhões, um crescimento de 3,5% na comparação anual.
As vendas dos 48 shoppings do portfólio da BR Malls subiram 7,6% na comparação anual, para R$ 5,1 bilhões, com destaque para o segmento de lazer, cujas receitas saltaram 19,4% em mesmas lojas(devido principalmente ao desempenho dos cinemas). Foram assinados 231 contratos no trimestre, entre novas lojas e renovações de aluguel, com um reajuste de 12,3% para renovações e de 12,9% em novos contratos. Com isso, o valor do aluguel alcançou R$ 90/m2, o maior patamar histórico em um primeiro trimestre, e crescimento de 1,5% na comparação anual.
Revista No Varejo on-line – SP