26/04/2015
Segundo estudo divulgado pelo IDC, empresa investiu US$ 10 bilhões no ano passado em sua estrutura tecnológica
Um relatório divulgado nos Estados Unidos pelo instituto IDC mostra que o Walmart não é apenas a empresa que mais investe em tecnologia no setor varejista, mas em todo o mercado. Segundo o levantamento The Big Guns: IDC’s Wordwide Top 10 IT Spenders, a empresa superou de longe gigantes como Bank of America, Citigroup, AT&T e ExxonMobil para ficar na liderança do ranking de investimentos em tecnologia no ano passado.
A empresa aplicou um total de US$ 10,16 bilhões ao longo de 2014 em suas plataformas tecnológicas, segundo estimativa da IDC, quase o dobro do segundo colocado, o Bank of America, com US$ 5,33 bilhões. A lista dos top 5 conta ainda com Citibank, AT&T e JP Morgan Chase. O número do IDC relativo ao Walmart inclui investimentos em hardware, software, serviços de TI, serviços de telecomunicações e estrutura interna. O faturamento de quase US$ 500 bilhões do maior varejista do mundo faz com que o investimento de US$ 10 bilhões em TI represente apenas 2% das vendas anuais.
O Walmart declarou recentemente que irá realizar, nos Estados Unidos, um grande investimento na integração das operações on-line e off-line e focará uma grande parcela de seu orçamento de TI nessa iniciativa nos próximos 18 a 24 meses. Os outros três grandes drivers de investimentos em tecnologia da empresa serão sua plataforma global de tecnologia, uma rede logística de última geração, e gestão de pessoas. Para o CEO global de e-commerce do Walmart, Neil Ashe, no ano passado a operação on-line da empresa alcançou a massa crítica necessária para se tornar uma empresa de tecnologia. Trouxemos alguns dos melhores talentos do Vale do Silício, tanto pela aquisição de empresas quanto pela contratação orgânica, afirma Ashe.
Revista No Varejo on-line – SP