24/04/2015
Estudo mostra aumento da popularidade do serviço junto aos consumidores
O chamado click and collect, service pelo qual os clientes retiram na loja compras realizadas on-line, vem ganhando popularidade em todo o mundo. De acordo com o estudo Retail Without Limits A Modern Commercial Society, realizado pela Redshift Research a pedido da Oracle Retail com 500 consumidores em dez países, entre os quais o Brasil, o uso do click and collect dobrou entre 2013 e 2014, passando a ser utilizado por 8% dos consumidores.
Em alguns casos, o click and collect alcança números ainda mais relevantes, como na rede britânica John Lewis, em que, na temporada de Natal, e retirada de produtos nas lojas superou a entrega dos produtos na casa dos clientes e representou 56% dos pedidos realizados on-line.
Globalmente, a preferência clara continua sendo pelo método tradicional de ir às lojas, comprar e levar os produtos para casa, com 44% de citações. A seguir vem a compra puramente on-line com entrega em casa, com 34%. Entretanto, com o crescimento do uso de celulares em todo o mundo, a tendência é de crescimento das opções on-line e híbridas: 67% dos consumidores pesquisados utilizam smartphones como parte de seu processo de compra.
Revista No Varejo on-line – SP