Nokia anuncia compra da francesa Alcatel-Lucent por US$ 16,6 bilhões
DA EFE
DE SÃO PAULO
15/04/2015 03h12 – Atualizado às 06h52
A finlandesa Nokia Oyj anunciou nesta quarta-feira (15) a compra da fabricante francesa de equipamentos de telecomunicações Alcatel-Lucent, em uma operação avaliada em US$ 16,6 bilhões.
A transação, a maior do setor em mais de uma década, será realizada através de uma oferta pública de ações entre ambas as empresas, de modo que os acionistas da Alcatel-Lucent receberão 0,55 ações da nova companhia por cada título da antiga.
Desta forma, a Nokia ficará com o controle de 66,5% do grupo resultante da fusão, e a Alcatel com os 33,5% restantes, criando um gigante com mais de 114 mil funcionários e 26 bilhões de faturamento anual.
Os conselhos administrativos das duas empresas aprovaram os termos da operação, que deve ser finalizada no primeiro semestre de 2016
De acordo com a empresa Bernstein Research, especialista no mercado de telecomunicações, quando a operação for concluída, a Nokia terá uma parcela de 35% do mercado de redes sem fios, contra 40% da sueca Ericsson e 20% da terceira colocada, a chinesa Huawei.
“Juntas, a Alcatel-Lucent e a Nokia têm a intenção de liderar a próxima geração de tecnologias e serviços de redes”, afirmou em comunicado o executivo-chefe da Nokia, o indiano Rajeev Suri.
Após a venda de sua divisão de telefones celulares para a Microsoft no ano passado, a Nokia se concentrou no comércio de equipamentos, softwares de telecomunicações e mapas digitais.
Segundo algumas fontes, a companhia finlandesa estaria negociando também a venda de sua divisão de cartografia digital e localização HERE. No entanto, a Nokia mantém silêncio sobre essa possibilidade.
Folha de S. Paulo on-line – SP