Por Viviane Sousa – 01/04/2015
Em valor, a alta nas vendas nos atacarejos chegou a 9,7%, na comparação com 2013. Foi o canal com maior crescimento, conforme aponta estudo da Nielsen, divulgado ontem (31/03). Os supermercados ficaram em segundo com evolução de 6,5%, e os minimercados em terceiro, com 6,2%, no mesmo período. Enquanto isso, as vendas em valor nos hipermercados caíram 0,7%.
Mayane Soares, analista de mercado da Nielsen, reforça que os atacarejos foram e continuarão sendo favorecidos pela vantagem financeira. Cerca de 13% dos brasileiros estão economizando para pagar dívidas. Além disso, estão preocupados com a situação econômica do País. Desta forma, buscam canais com melhores opções de preço, diz. Não por acaso, o canal é responsável por 62% das compras de abastecimento. Em 2013, respondia por 53%. Segundo Mayne, isso deve se repetir em 2015.
Ainda de acordo com a pesquisa da Nielsen, 47 novos atacarejos foram abertos no ano passado, o que também contribuiu para o avanço nas vendas do canal. Isso representa uma alta de 12%. Outra contribuição importante é que em 2014 1,4 milhão de novos lares passaram a fazer compras em atacarejos. O canal também vem fidelizando o shopper. Para se ter uma ideia, clientes antigos foram responsáveis por 96% do aumento do gasto nas lojas, no ano passado, conta Mayane.
Aguarde a edição de abril de SM com reportagem analisando o desempenho e o papel dos principais formatos de loja nas estratégias das empresas do setor.
Revista Supermercado Moderno online – SP