Resultado da empresa acompanha expansão das vendas, mas endividamento sobe
O grupo especializado em shopping centers General Shopping fechou o ano de 2014 com um crescimento de 13,8% em sua receita bruta na comparação com 2013, para R$ 275,3 milhões. Com isso, os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda Ajustado) avançou 14,9% sobre o ano anterior, para R$ 176,9 milhões. Refletindo a menor expansão dos shoppings do grupo em 2014, o Ebitda Ajustado por metro quadrado subiu 11,1% na comparação anual, enquanto a receita bruta por metro quadrado avançou 10%.
O crescimento da receita bruta da empresa foi puxado pelos serviços, que avançaram 29% no ano, para R$ 77,5 milhões. Já a receita com alugueis subiu 8,8% na comparação anual, chegando a R$ 197,8 milhões. Em 2014, a Área Bruta Locável (ABL) da empresa teve uma queda de 7,2%, por conta da venda de 50% do Santana Parque Shopping e de 100% do Top Center, ambos na capital paulista. A taxa de ocupação nos centros de compra da empresa subiu para 97%, contra 96,5% um ano antes, e com isso o aluguel em mesmas lojas avançou 10,9% no ano e as vendas em mesmas áreas, 11,9%.
No lado negativo do balanço, a General Shopping teve um aumento de 15,7% em suas despesas gerais e administrativas. O resultado financeiro líquido da empresa foi negativo em R$ 308,1 milhões, contra R$ 251,5 milhões negativo em 2013, o que foi atribuído pela empresa às despesas com juros referentes aos financiamentos contratados para os shoppings em construção, que serão amortizadas após o início da operação dos centros de compra. O resultado líquido ajustado da empresa foi negativo em R$ 170 milhões, contra um prejuízo líquido de R$ 129,9 milhões em 2013.
Com isso, o endividamento da empresa aumentou para R$ 1,65 bilhão, contra R$ 1,41 bilhão no final do terceiro trimestre. A General Shopping destacou, porém, que essa dívida é de longo prazo: mais de R$ 1 bilhão tem vencimento após 2023 e em 2015 os débitos a pagar somam R$ 156 milhões.
Revista No Varejo on-line – SP