Qualificação do mix de lojistas impulsiona expansão das vendas nos empreendimentos do grupo
A Aliansce, uma das principais empresas de shopping centers do país, disse que as vendas em seus empreendimentos subiram 18,5% no ano passado em relação a 2013. Considerando apenas lojas abertas há mais de 12 meses, a expansão foi de 7,2%.
No trimestre passado, as vendas em mesmas áreas (SAS) subiram 8,2% na comparação anual, acima da alta de 7,4% em mesmas lojas (SSS), completando 18 trimestres consecutivos de expansão da SAS acima da SSS, refletindo o acerto na escolha de novos lojistas para a qualificação contínua do mix.
A taxa de ocupação atingiu 97,5% no quarto trimestre do ano, número que subiu para 98,7% nos shoppings com mais de cinco anos de vida, em consequência da busca, pelos lojistas, de opções mais seguras de localização dos pontos de vendas.
A empresa fechou o ano com um aumento de 14% em seus lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda), para R$ 370,5 milhões, e margem de 73%, 0,9 ponto percentual acima do obtido em 2013. Os lucros líquidos foram de R$ 117,6 milhões. Para 2015, a expectativa é de aumento na receita de locação, especialmente pelo aniversário de cinco anos de alguns empreendimentos (quando ocorre a primeira renovação dos contratos de aluguel das lojas-satélite). Além disso, a empresa deverá expandir cinco empreendimentos, ampliando a Área Bruta Locável (ABL) em 22.500 metros quadrados.
Revista No Varejo on-line – SP