26/03/2015 às 05h00 Por De Madri O Carrefour está criando um modelo de pequenas lojas na Europa baseado no formato da rede Atacadão. A exportação do modelo começou em 2012, quando foi aberta na Espanha a primeira unidade da rede Supeco, ainda pouco conhecida no Brasil. Tratase de uma miniloja de atacado, para venda aos consumidores e pequenas empresas, com menos de 3 mil m2 (do tamanho de um supermercado). Além da Espanha, a rede existe na Romênia e tem uma loja no Brasil, aberta em setembro de 2014, em Sorocaba (SP). Na Europa, o Carrefour importou os principais conceitos do Atacadão no Brasil, rede que controla desde 2007. “Trouxemos praticamente tudo. É um formato que se encaixou bem na Espanha, no período de desaceleração econômica europeia”, disse Pascoal Clouzard, diretorexecutivo do Carrefour na Espanha. Até então, o grupo não operava com o conceito de loja de atacado para consumidores. São 12 unidades da Supeco na Espanha em dois anos. Só entre janeiro e fim de março deste ano, cinco lojas foram inauguradas no país. A empresa fala em acelerar as aberturas no mercado europeu e no Brasil, mas não menciona números. Como no Atacadão, a rede Supeco na Espanha tem lojas com estrutura modesta, poucas marcas (duas ou três por produto) que são colocadas nas prateleiras dentro de embalagens ou pallets. Há itens em pacotes com 6 a 10 unidades e outros vendidos individualmente, para o consumidor final. “Pela manhã, temos mais visitas de clientes desempregados, que vem à loja buscando melhores preços em Madri. Ao fim do dia, cresce o número de consumidores que saem do trabalho para fazer as compras da semana”, disse Clouzard. “É possível vender produtos com preço 10% a 20% inferior ao de um hipermercado, por exemplo”, disse Didier Caux, responsável pelo modelo Supeco na Espanha, e que esteve no Brasil em 2013, por um mês e meio, para visitar lojas do Atacadão no país. Ele volta ao país em maio para novas visitas. De acordo com Clouzard, antes da abertura, em 2013, da unidade do Supeco no bairro de Parla, a trinta minutos do centro de Madri, a área era ocupada por um pequeno hipermercado e após a migração para o modelo de atacado, a venda dobrou. O Carrefour não informa em balanço os dados de vendas deste modelo de loja. As unidades da rede Supeco vendem cerca de 2,5 mil itens, com área de vendas entre 1,5 mil m2 e 2 mil m2 e seis a dez caixas por loja. O Atacadão chega a ter pontos com 16 mil m2 e a vender mais de 10 mil itens.
Valor Econômico – SP