19/03/2015 Em função do cenário econômico, empresa não prioriza novos empreendimentos A Iguatemi Empresa de Shopping Centers fechou o ano de 2014 com receita líquida de R$ 589,6 milhões, alta de 27,1% ante o ano de 2013, segundo relatório divulgado ontem pela empresa, que administra alguns dos principais centros de compras do país. No quarto trimestre do ano passado, a receita líquida também registrou crescimento de 18,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior e chegou a R$ 167 milhões. O lucro líquido nos três últimos meses do ano atingiu R$ 65,4 milhões, um crescimento de 15,8%. No acumulado de 2014, o resultado positivo foi de R$ 230,7 milhões. As vendas totais do grupo atingiram R$ 3,3 bilhões no quarto trimestre do ano passado e R$ 10,5 bilhões no ano crescimento de 12,5% e 15,5%, respectivamente,nas comparações anuais. No período, o grupo fez 11 aquisições de participações dentro do próprio portfólio. Estas aquisições proporcionaram um aumento de ABL próprio de 65,4 mil metros quadrados. A empresa segue com o ciclo de expansões em 2015, com quatro novos projetos planejados para serem inaugurados, que são as expansões nos Shoppings Iguatemi Campinas, Iguatemi São Paulo e Iguatemi Porto Alegre, além da construção de uma torre comercial no Iguatemi Porto Alegre. Estes empreendimentos adicionarão mais 25 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) própria até o final de 2015. Os outlets também estão no foco da empresa, que vai inaugurar mais dois empreendimentos até 2016, em Minas Gerais e Santa Catarina. Na avaliação da empresa, em um cenário de baixo crescimento econômico, existe menor interesse do varejo em crescer através de novos empreendimentos e, em função disso, a importância de greenfields (novos projetos) foi despriorizada no curto prazo, informa o relatório. O foco de atuação continua sendo nas regiões Sul e Sudeste e em Brasília, vistas como áreas de maior poder aquisitivo e potencial de consumo per capita do país.
Brasil Econômico – SP