05/03/2015
Rede de móveis Ikea começa a vender móveis que fazem recarga sem fio de celulares
A rede varejista de móveis Ikea começará a vender uma linha de produtos que podem recarregar telefones celulares, sem a necessidade de conectar os smartphones à tomada. A empresa, maior varejista do setor no mundo, lançará essa linha de produtos, composta por mesas, escrivaninhas, cômodas e outras peças, em suas lojas na Europa e América do Norte no dia 15 de abril.
Trata-se de um raro movimento com viés tecnológico da Ikea, mais conhecida por suas grandes lojas, pelo preço acessível de seus móveis e, por que não, pelas almôndegas vendidas na lanchonete dos pontos de venda. A ideia é tornar a vida mais fácil e conveniente, o que tem tudo a ver com o posicionamento da nossa marca, afirma Bjorn Block, gestor de negócios da divisão de iluminação da varejista.
Os móveis contarão com a tecnologia de alimentação sem fio Qi, desenvolvida pelo Wireless Power Consortium, um dos grupos de empresas que têm procurado criar padrões nessa área. Outros dois consórcios, a Alliance for Wireless Power (capitaneada por Samsung, Intel e Qualcomm) e a Power Matters Alliance (Duracell) se unirão no meio do ano para buscar um padrão comum.
Veja como funciona o sistema:
O que pesou a favor da adoção do padrão Qi pela Ikea é o fato de que ele atende a mais dispositivos móveis, como smartphones da LG, Samsung e Nokia, enquanto a tecnologia da PMA está disponível em pontos de venda selecionados de redes como Starbucks e McDonald’s. O padrão da AWP está sendo desenvolvida por gigantes da indústria, mas ainda não lançou nenhum produto no mercado.
Os itens da Ikea que oferecem a recarga sem fio contarão com um painel sobre o qual os telefones podem ser colocados. Por indução eletromagnética, as baterias são recarregadas. A Ikea também venderá um kit que permitirá aos clientes customizar móveis com o sistema de recarga.
Revista No Varejo on-line – SP