SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

“Perspectiva é mais positiva nas cidades nordestinas ”

Webmaster by Webmaster
5 de março de 2015
in Notícias
A A

Por: Patrícia Barros – Editora
O ano de 2015 pode ser sim diferente de 2014 para alguns setores da economia. Pelo menos no que depender do otimismo dos empresários do setor imobiliário, o ano deve seguir sem problemas, e a cadeia produtiva da construção civil vai continuar respondendo imediatamente à conjuntura econômica, contratando mão de obra, adquirindo insumos de origem nacional e movimentando a economia.

Esta é a expectativa do economista Cícero Péricles, que abre hoje uma série de entrevistas e reportagens do caderno Imobiliário & Construção sobre o cenário da construção civil e mercado imobiliário em Alagoas. Em parceria com as principais entidades do setor – Ademi e Sinduscon – serão abordadas as principais agendas positivas que envolvem esta importante cadeia produtiva. Investimentos em imóveis, qualificação da mão de obra, inovações tecnológicas das empresas, ações ambientais e de segurança de trabalho são alguns pontos que serão debatidos nas próximas semanas.

Cícero Péricles fala nesta entrevista do mercado imobiliário de Maceió, programa Minha Casa Minha Vida e diz que “a perspectiva é muito mais positiva nas cidades nordestinas que as das capitais dos estados do Sudeste”.

Uma pesquisa da Prospecta Inteligência Imobiliária apontou Maceió como a segunda melhor cidade do Nordeste para se investir em imóveis. A que você atribui isso?

Maceió é uma cidade competitiva porque é o 41º município mais rico entre os 5.560 municípios do Brasil. Ele concentra 48% de toda a riqueza do Estado. Com um milhão de habitantes, e com uma boa infraestrutura, a cidade é uma alternativa mercado imobiliário para todo o Estado, ou seja, para a população alagoana como um todo, que hoje são mais de três milhões. O mercado imobiliário e da construção de Maceió é dinâmico porque reflete, obrigatoriamente, a economia da cidade e porque é mais expressivo no Estado a qual ele pertence. Investir numa capital é sempre diferente de realizar negócios numa cidade do interior, ainda que ela seja rica e dinâmica. Maceió, por exemplo, tem atrativos que nunca dividirá com outra cidade alagoana. Ademais de estar no litoral, ela possui o peso de ser a capital política do Estado, de abrigar um terço da população de Alagoas, ter uma renda média que é o dobro da alagoana, ser o centro cultural do Estado por abrigar seus principais equipamentos, redes de ensino e mídia mais expressiva; concentrar os principais polos de saúde e educação, abrigar indústrias e uma rede de serviços e comércio, que significam mais oportunidades; e, para completar, ser a sede administrativa do Estado, com toda a burocracia federal e estadual. Tudo isso implica ter a prefeitura com maior arrecadação e maior capacidade de investimentos, aliada as obras estaduais que, quase sempre, estão centralizadas na capital.

Essa mesma pesquisa trouxe um dado interessante: 54,4% dos imóveis em Maceió na condição de próprio e quitado têm seus donos que compraram à vista ou então já liquidaram as prestações de financiamento. Isso contribui para fortalecer o mercado?

O IBGE, no Censo de 2010, detectou que, em Maceió, 68% dos domicílios permanentes eram próprios, ou seja, dois terços dos imóveis residenciais pertenciam aos seus moradores. Mas, por outro lado, um terço ainda habitava em imóveis alugados ou cedidos. Esses números apontam, numa grande cidade como Maceió, um imenso espaço para a construção civil e para as imobiliárias. Primeiro, porque os proprietários de imóveis tendem, a depender da melhoria de renda, investir em um segundo imóvel, por razões de necessidades familiares ou segurança de investimento. Por sua vez, os que vivem em imóveis alugados ou cedidos buscam uma saída a esta situação instável pela compra de um novo imóvel. Esse déficit habitacional é um estímulo para a construção civil alagoano. Outro aspecto importante é que o tecido urbano de Maceió ainda é pouco verticalizado, ou seja, apenas 15% de sua população vivem em apartamentos. Como a tendência é a de que as grandes cidades verticalizem suas construções, o espaço para esses novos investimentos é ainda muito amplo na capital alagoana. Maceió ainda possui outras vantagens competitivas, como sua posição geográfica privilegiada, que a transformou num destino turístico nacional, e que, por isso, a capital alagoana vem atraindo novos compradores e investidores de outras unidades da federação para o mercado imobiliário local.

Gazeta de Alagoas on-line – AL

18
Previous Post

Serasa Experian registra queda de 21,1% nos pedidos de falência

Next Post

Luiza Trajano diz que momento político preocupa mais do que a economia

Conteúdos Relacionados

Black Friday: e-commerce nacional patina e Mercado Livre dispara na frente
Notícias

Black Friday: e-commerce nacional patina e Mercado Livre dispara na frente

26 de novembro de 2023
KaBuM! pode ser só o “start” para o Magazine Luiza desenvolver games
Notícias

Magalu: Black foi a mais rentável da história, após rede adotar racionalidade

26 de novembro de 2023
Logística reversa atinge quase 30% das vendas
Notícias

Vendas online da Black Friday crescem nos EUA em sinal de força do consumo

26 de novembro de 2023
Next Post

Luiza Trajano diz que momento político preocupa mais do que a economia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Black Friday: e-commerce nacional patina e Mercado Livre dispara na frente
  • Magalu: Black foi a mais rentável da história, após rede adotar racionalidade
  • Vendas online da Black Friday crescem nos EUA em sinal de força do consumo

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Black Friday: e-commerce nacional patina e Mercado Livre dispara na frente
  • Magalu: Black foi a mais rentável da história, após rede adotar racionalidade
  • Vendas online da Black Friday crescem nos EUA em sinal de força do consumo

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.