04/03/2015 às 05h00
Por João José Oliveira | De São Paulo
O Hotel Urbano, agência de viagens online líder, anuncia hoje investimento de R$ 250 milhões para ampliar a oferta de passagens e diárias do grupo em 2015 e sustentar a média de crescimento em 60%. “O 2015 será difícil”, disse o presidente da empresa, José Eduardo Mendes. “Vamos aproveitar que o brasileiro tende a cortar viagens caras para buscar pacotes de menor tíquete, segmento que é nosso foco”. O Hotel Urbano aumentou em mais de 10% o estoque de reservas bloqueadas em passagens e diárias junto a companhias aéreas e hotéis para o mês de março. “Nosso estoque médio [de passagens e diárias bloqueadas] varia de R$ 2 bilhões a R$ 2,2 bilhões. Compramos R$ 250 milhões a mais para fazer promoções em março”, diz Mendes. “Vamos aproveitar março, início da baixa temporada, para estimular a demanda”. Na média, diz, as ofertas terão descontos de 18% a 25% nesses pacotes. O Hotel Urbano trabalha com um cenário em que o aumento da escala vai compensar uma eventual queda de margens. O Hotel Urbano quer repetir em 2015 o aumento de 2014 para chegar a uma receita bruta de R$ 1,2 bilhão. Ano passado, a empresa bateu a meta de gerar R$ 800 milhões em vendas ante R$ 500 milhões em 2013. O número de diárias vendidas por minuto aumentou de 5 para 8 entre 2013 e 2014. Para este ano, a meta é chegar a 11. “Vamos aumentar a receita gerada na mesma base de clientes”, disse Mendes sobre os 18 milhões de brasileiros cadastrados no site da empresa, ante 14 milhões em 2013. Outra estratégia da empresa é atrair fatia do público não capturado pelo comércio digital. “Vamos colocar nossos produtos em uma rede de duas mil agências até o fim do ano”, disse Mendes sobre acordos que serão fechados com agentes que poderão vender pacotes do Hotel Urbano. O crescimento das vendas ao ritmo de 60% ao ano também é uma variável dentro do plano do Hotel Urbano para abrir capital.
Valor Econômico – SP