02/03/2015 De olho em rentabilidade e no aumento do fluxo de consumidores, as redes supermercadistas abrem espaço nos hipermercados para novas operações comerciais encolhendo o hiper e criando mini shoppings de conveniência. A oportunidade abre espaço para redes de franquias. Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), afirma que a profissionalização dos supermercados na configuração de suas galerias comerciais dá retorno ao franqueado que se instala em um destes pontos. Em contrapartida, ter marcas franqueadas ajuda a garantir o ingresso de marcas sólidas no espaço do varejo. Fechamos uma parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), em que identificamos as oportunidades para franqueados. Os grandes players do setor não são os únicos com ofertas. Redes regionais, em São Paulo e outros estados, também estão mudando o perfil de suas lojas com a oferta de espaços comerciais, completa Camargo. Amanda Correia, Gerente Comercial do GPA Malls, unidade de negócios imobiliários do Grupo Pão de Açúcar, responsável pela concepção e gestão dos espaços comerciais do grupo, diz que a maioria de seus parceiros são redes de fast food ou de serviços como lavanderias. O objetivo é rentabilizar os ativos imobiliários da companhia e contribuir com os resultados do grupo. A concorrente Carrefour, por meio do Carrefour Property, braço de gestão de ativos imobiliários, tem hoje três mil lojas satélites, 34% do setor de alimentação, espalhadas em mais de 100 galerias comerciais.
Brasil Econômico – SP