26/02/2015
A operadora de shoppings Multiplan espera que os empreendimentos de “alto padrão de qualidade”, foco da companhia, não sofram muito com a expectativa de recessão.
“Estamos convencidos que shoppings com padrão alto de qualidade não vão sofrer muito na crise, como não sofreram em 2008”, disse o presidente da Multiplan, José Isaac Peres, a analistas. “A não ser que haja uma catástrofe nacional, nós iremos bem.”
A companhia divulgou na noite da véspera lucro de R$ 124 milhões para o quarto trimestre, mais do que o dobro do obtido no mesmo período de 2013, com a geração de caixa medida pelo Ebitda avançando 61%, um resultado que surpreendeu a própria empresa, disse Peres.
Balanço
O balanço foi o primeiro publicado pela companhia desde a entrada da Multiplan no índice Ibovespa em janeiro. “A boa assertividade na gestão de seu portfólio de shoppings, o foco em classes de renda mais elevada e a estratégia de criar sinergia entre seus empreendimentos e projetos multiúso, têm gerado frutos positivos e mitigado o efeito da desaceleração econômica”, disse a Concórdia Corretora, em nota a clientes sobre a Multiplan.
Segundo Peres, o movimento de migração do varejo das ruas para shoppings deve continuar, com o comércio de rua se mostrando atualmente mais fragilizado. “Não vejo nenhuma dificuldade [para a Multiplan em 2015]. O ano de 2014 foi um ano tranquilo apesar de tudo. O país hoje tem classe média muito maior, as pessoas têm mais automóveis, a mobilidade urbana está mais difícil e por isso os shoppings estão mais importantes”, disse.
A companhia afirmou que espera crescimento real de aluguéis de lojas neste ano, embora o vice-presidente financeiro, Armando d’Almeida Neto, tenha evitado dar detalhes durante a teleconferência com analistas. /Reuters
DCI – SP