23/02/2015
Em janeiro, foram registradas 168.944 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 15,9 segundos no país. Em relação a dezembro de 2014, o resultado ficou estável. No confronto com o primeiro mês do ano passado, houve queda de 9,4%.
O setor de telefonia respondeu por 71.478 registros, ou 42,3% do total de tentativas de fraude em janeiro, abaixo do patamar de 45,2% observado em janeiro de 2014. Já o setor de serviços que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc) teve 47.356 registros, 28,0% do total (contra 27,6% em janeiro do ano passado).
O setor bancário é o terceiro do ranking, com 34.826 tentativas, 20,6% do total. Em janeiro de 2014 o percentual foi de 18,1%.
O segmento varejo teve 12.251 mil tentativas de fraude, ou 7,3% das investidas contra o consumidor, mesmo percentual do primeiro mês do ano passado. O ranking de tentativas de fraude é composto ainda por demais segmentos (1,8%).
De acordo com economistas da Serasa Experian, a queda das tentativas de fraudes em janeiro decorre do atual quadro da economia e da baixa confiança dos consumidores que, evitando ampliar seus níveis de gastos e de endividamento, vão menos às compras. Assim, fica reduzido o potencial de atuação dos fraudadores pela menor circulação de consumidores nos mais variados mercados.
Advillage/Cidade Biz – SP