20/02/2015 às 05h00
Por Adriana Mattos | De São Paulo
Sem abrir lojas no país no ano passado, fruto da política de reestruturação, que reduziu investimentos em expansão, o Walmart teve que crescer no Brasil tentando elevar vendas em pontos já estabelecidos. Precisou manter estratégia oposta à da maioria das redes, como Grupo Pão de Açúcar (GPA) e Carrefour. Inaugurações, em muitos casos, vêm ajudando a sustentar as vendas nos últimos anos. De outubro a dezembro, as vendas líquidas do Walmart no Brasil cresceram 3,1%, sem considerar o desempenho do site. É o mesmo índice verificado nas “mesmas lojas” (em operação há mais de um ano) já que, sem inaugurações, a base de lojas analisada é a mesma. O Walmart tem 554 pontos no país. As bandeiras maior taxa de expansão no Brasil são Todo Dia e Maxxi Atacado, apurou o Valor. Para efeito de comparação, no quarto trimestre de 2014, as vendas líquidas da divisão de alimentos do GPA cresceram 5,8% acima do Walmart, portanto. Mas, ao se considerar apenas as “mesmas lojas” , Walmart registra alta de 3,1% e o GPA, de 1%. O Carrefour Brasil não publica valor das vendas líquidas pelas vendas brutas, a alta foi de 15,9% de outubro a dezembro. Em vendas “mesmas lojas” , a expansão foi de 10,4%. O Walmart teve queda de 2,1% no tráfego de clientes e expansão de 5,2% no valor do tíquete médio de outubro a dezembro. Houve menos clientes circulando pelas lojas, mas quem foi, gastou mais. Esses resultados refletem a mudança na política comercial do grupo, quatro anos atrás, quando foi interrompida a estratégia focada na promoção de produtos, que tende a atrair mais tráfego em momentos de ofertas mais agressivas. A empresa passou a oferecer produtos com preços mais estáveis e, diz a rede, abaixo da média do mercado. “Ainda há trabalho a ser feito no Brasil” , disse ontem Doug McMillon, CEO mundial do Walmart. Ele se mostrou animado com o tráfego registrado via internet no Brasil durante a Black Friday, no fim de novembro. “O tráfego quase triplicou.” No acumulado do ano, segundo cálculos do Valor com base nos resultados trimestrais publicados, as vendas líquidas do Walmart subiram cerca de 4,5% no Brasil em 2014 (as vendas brutas do setor cresceram 8,7%, segundo a associação de supermercados). A rede informa que a margem bruta cresceu no país, mas não diz quanto. As vendas líquidas da divisão de alimentos do GPA subiram 9,2% em 2014. Pesam favoravelmente os resultados da rede de “atacarejo” Assaí, com 84 lojas ao fim de dezembro negócio que se expande duas vezes e meio mais rápido que os hipermercados e supermercados. Walmart opera o Maxxi Atacado (49 lojas), negócio menor que Assaí e Atacadão, do Carrefour.
Valor Econômico – SP