19/02/2015
Empresa teve crescimento de 1,9%, com expansão puxada pelos mercados internacionais
O Walmart, maior varejista do mundo, fechou o ano de 2014 com um crescimento de 1,9% em suas vendas líquidas, para US$ 482,2 bilhões. Os lucros consolidados da empresa avançaram 2,1% na comparação anual, para US$ 16,4 bilhões.
As vendas líquidas foram puxadas pelo mercado doméstico, com crescimento de 3,1% na comparação anual, para US$ 288,05 bilhões. As vendas líquidas internacionais recuaram 0,3%, para US$ 136,1 bilhões, com desempenho fortemente prejudicado pela variação cambial (excluindo esse fator, foi registrado um crescimento de 3,6% nas receitas, para US$ 141,4 bilhões). A divisão de clubes de atacado Sam’s Club apresentou um crescimento de 1,5% no ano, para US$ 58,02 bilhões.
No quarto trimestre fiscal (três meses encerrados em 31 de janeiro), as vendas no Brasil cresceram 3,1% no quarto trimestre, o melhor índice entre os principais mercados nos quais a rede está presente. O desempenho veio em virtude de um aumento de 5,2% no tíquete médio de vendas que compensou a queda de 2,1% no fluxo de clientes. No trimestre anterior, as vendas haviam recuado 0,7% na comparação anual.
Fechamos o ano em alta, com resultados acima das expectativas nos Estados Unidos e com sólidos números e resultados no mercado internacional, avalia Doug McMillon, CEO do Walmart. O cenário global nos prejudicou, com o câmbio desfavorável, mas temos ainda bastante trabalho a fazer, completa. Segundo o executivo, a integração das lojas físicas com os ambientes on-line e mobile será reforçada em 2016, como parte do objetivo de oferecer melhores experiências de compra aos clientes.
Revista No Varejo on-line – SP